Entre a poesia, a filosofia, a literatura, a mitologia, a pedagogia e o teatro. Entre a arte e a vida

Além de te levar para um universo de sonhos, a leitura, certamente ajuda a entender melhor sobre o objeto de estudo. Seja ele matemática, português… teatro. Ler proporciona ao aluno melhoria tanto no conhecimento acadêmico quanto na formação pessoal. É um passo em tanto, para quem quer sempre estar à frente.

Pensando nisso, com a ajuda do professor Paco Abreu, selecionamos 9 livros que todo estudante de teatro, apaixonado por essa arte, deve ler. Vamos aos títulos:

A arte de Manoel de Barros

EXERCÍCIOS DE SER CRIANÇA de Manoel de Barros (1916-2014). Livro ilustrado que traz a singeleza e a profundidade de um dos nossos maiores poetas. Manoel traz, neste livro, a beleza do olhar da criança, para nós atores algo a resgatar, citando nosso poeta “A liberdade e a poesia a gente aprende com as crianças”.

BARROS, Nanoel de. Rio de Janeiro: Salamandra, 1999.

Exercícios de Criança

Literatura sagrada da China, com um toque de significados

TAO TE KING de LAO-TSE. Considerado um livro sagrado para os chineses. TAO, entre tantos sentidos, significa a Consciência invisível, a Inteligência Cósmica. TE pode ser traduzido por caminho, revelação e KING corresponde a livro escrito.

LAO significa criança, jovem e TSE indica maduro, sábio. LAO-TSE viveu no séc. VI a. C., jovem sábio que entristecido com o seu tempo, com as guerras entre dinastias chinesas sai em peregrinação e em contato com a natureza escreve 81 aforismos (estilo de sentença entre literatura e filosofia) breves, que lembram poesia sobre a percepção da vida. Oitenta e uma pérolas do oriente para nos fazer pensar.

LAO-TSE. TAO TE KING.  São Paulo: Martin Claret Editores, s/d.

Tao Te King

A Jornada do Herói que explica a vida

O HERÓI DE MIL FACES de Joseph Campbell (1904-1987). Mitólogo norte-americano autor, entre tantos livros, de O Poder do Mito nos traz A Aventura do Herói.

Estudo sobre a jornada do herói, dividida por Campbell em três partes: a partida, a iniciação, o retorno. Cada uma destas partes é subdividida em cinco ou seis partes. Foi nesta obra que o cineasta norte-americano, Geroge Lucas, se inspirou para criar a primeira trilogia de Guerra nas Estrelas (Star Wars). Uma Nova Esperança (1977); O Império Contra Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983).

O Herói de Mil Faces

O melhor de Shakespeare

HAMLET de William Shakespeare (1564-1616). Texto teatral do dramaturgo, poeta e escritor inglês do período conhecido como Teatro Elisabetano no Renascimento Inglês, início da Idade Moderna.

Shakespeare nos conta a estória do príncipe Hamlet e a sua jornada em busca de consciência sobre o que fazer. Veja também sobre a incrível tradição na história do teatro.

SHAKESPEARE, William. Porto Alegre: L&PM, 2010.

Hamlet

Entrando no universo da arte de atuar

40 QUESTÕES PARA UM PAPEL de Jurij Alschitz (1947-). Em obra escrita em 2011, Jurij Alchitz, diretor e pedagogo teatral ucraniano formado na Escola Russa de pedagogia teatral partilha um método de investigação sobre obras teatrais e seus papéis (personagens), por meio do que ele chama de “Questões Socráticas ao Papel”. Jurij lança perguntas como instrumento de investigação de uma obra teatral.

ALSCHITZ, Jurij. 40 questões para um papel: um método para preparação do ator. São Paulo: Perspectiva, 2012.

40 Questões

 

A preparação do ator, um passo importante

A PREPARAÇÃO DO ATOR de Constantin Stanislavski (1863-1938). A transmissão do legado de Stanislavski, ator, diretor e pedagogo teatral russo por meio dos livros que ele escreveu ou que foram organizados por seus alunos, parceiros e colaboradores traz inúmeras particularidades em relação à tradução, edição e cortes feitos nas publicações, de parte sua obra, para outras línguas.

Ler esta obra é um bom passo para entrar em contato com este gênio russo, criador do que ficou conhecido como “o Sistema Stanislavski”.

Inclusive, entenda melhor sobre a vida, obra e sistema de Stanislavski.

STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

Apreparação do ator

 

Saiba mais sobre Stanlislavski

STANISLAVSKI VIDA OBRA E SISTEMA de Elena Vássina e Aimar Labaki. Obra fundamental para se aproximar e se aprofundar a respeito de Stanislavski. Escrita pela professora e pesquisadora russa, Elena Vássina em parceria com Aimar Labaki, dramaturgo, diretor e tradutor brasileiro.

Esta obra traz inúmeros materiais inéditos de, e sobre, Stanislavski e profunda análise sobre a vida, sobre a obra do mestre russo e os caminhos do Sistema de Stanislávski.

VASSINA, Elena, e Aimar LABAKIStanislávski vida, obra e sistema. Rio de Janeiro: Fundação Nacional das Artes – FUNARTE, 2015.

Vida Obra e Sistema

 

Um mergulho profundo pelo sistema

STANISLAVSKI EM PROCESSO de Simone Shuba. Shuba é professora do Teatro Escola Macunaíma e pesquisadora brasileira.  Neste livro, ela  apresenta o princípio do Sistema de Stanislávski colocado em prática pela primeira vez na montagem teatral de Um Mês no Campo, de Ivan Turguêniev, dirigida pelo mestre russo em 1909.

Shuba nos traz também materiais inéditos sobre a Memória Emotiva, sobre a constituição desse conceito tão controverso do Sistema de Stanislávski e investiga a importância de alguns dos parceiros de criação ao longo da jornada do pedagogo russo.

SHUBA, Simone. Stanislávski em processo: um mês no campo Turguêniev. São Paulo: Perspectiva, 2016.

Em processo

A história do artista por traz de um homem brilhante

NISSIM CASTIEL: DO TEATRO DA VIDA PARA O TEATRO DA ESCOLA organização de Luciano Castiel e Débora Hummel. Este livro traz a trajetória de Nissim Castiel (1937-2010) de aluno do Teatro Escola Macunaíma para se tornar seu diretor entre 1980 a 2010.

Esta obra revela os caminhos de busca de Nissim em sua vida pessoal e aspectos dos caminhos do Teatro Escola Macunaíma na constituição de sua metodologia em diálogo com a raiz stanislavskiana que traz o princípio de estar sempre em movimento.

CASTIEL, Luciano; Hummel, Débora (orgs.). Nissim Castiel: do teatro da vida para o teatro da escola. São Paulo: Perspectiva, 2014.

Nissim Castiel

1 Comentário

Cancel

  1. Paulo

    Pessima lista, onde está o maior dramaturgo do Brasil? É triste ver o teatro se render à ideologia