Inaugurado há exatos 40 anos no ano de 2014, o Teatro Escola Macunaíma busca incentivar o cenário do teatro nacional em todas as maneiras possíveis, além de desenvolver pesquisas e estudos na área. O questionamento pedagógico por trás da procura de melhores métodos de ensino sempre foi uma das grande características que pautaram o desenvolvimento do Teatro. Com isso, em comemoração à data, o Macu lançou a Coleção Macunaíma no Palco: Uma Escola de Teatro, em parceria com a Editora Perspectiva, abordando um pouco mais sobre os eventos e pessoas que ajudaram o Macu a se tornar a instituição que é hoje.

Trazendo relatos e pesquisas de membros do corpo docente, coordenação e direção do Macu, suas três primeiras publicações são: Nissim: Do teatro da Vida Para o Teatro da Escola, O Grande Diário do Pequeno Ator e Um Olhar Através de… Máscaras. Realizado por Debora Hummel e Luciano Castiel, o primeiro livro presta uma bonita homenagem a Nissim Castiel, juntando trechos e de memórias autobiográficas de uma das principais figuras para o desenvolvimento do Teatro Escola Macunaíma, onde ingressou como aluno até se tornar professor e, posteriormente,  gestor.

Organizado pela então diretora do Macu (Silvia de Paula), e pela coordenadora pedagógica (Debora Hummel), O Grande Diário do Pequeno Ator apresenta um exercício de registro teatral, se propondo a refletir sobre essa metodologia prática-reflexiva, com foco no dia a dia do Curso Infantil do Macu. Já seguindo padrões próprios, o terceiro livro, Um Olhar Através de… Máscaras: Uma Possibilidade Pedagógica se caracteriza pelo registro de uma investigação metodológica. Com autoria da atriz e mestra em ensino do teatro Renata Kamla, a obra apresenta o caminho pela qual a autora buscou desenvolver suas próprias práticas, a partir das observações das necessidades de seus alunos em sala de aula.

Para os interessados, toda a Coleção Macunaíma no Palco pode ser adquirida nas principais livrarias, como também versões com descontos especiais na secretaria do Teatro Escola Macunaíma.

Coleção Macunaíma no palco: Uma escola de teatro

0 Comentários

Cancel