Desde a fundação do Macunaíma, faz parte da formação de seus alunos a apresentação pública dos processos de criação desenvolvidos ao longo de um semestre letivo na Mostra de Teatro Macu. São ao todo duas mostras por ano, sendo a primeira realizada entre os meses de junho e julho e, a segunda, de novembro a dezembro.

Os processos apresentados são sempre norteados por um tema, conhecido como “tema da mostra”, que tem por objetivo fomentar as investigações em sala de aula. A cada semestre, um novo enunciado é lançado pela escola a seu corpo docente, o qual desenvolve, juntamente com os alunos, um projeto de pesquisa para a montagem a ser realizada.

 

Objetivos artístico-pedagógicos

Para o teatro, bem como para outras artes, o espectador é elemento fundamental para a realização de uma obra. O teatro deve se dirigir ao público e só existi em função do público. Por isso, o Macu acredita que a experiência do contato direto com o espectador é uma etapa importante do aprendizado de seus alunos.

Ao partilhar seus processos, o aluno vive uma experiência única e complementar à pesquisa de criação desenvolvida ao longo do semestre. O caráter pedagógico das apresentações se refere à vivência da relação direta com o espectador, o que lhe permite sentir a potência comunicativa do teatro e sua capacidade de mobilizar afetos e pensamentos.

Além do aprendizado para o próprio aluno envolvido no processo de criação, a Mostra de Teatro Macu viabiliza também a troca de experiências entre seu corpo discente. Incentivando as turmas a se assistirem, o Macunaíma objetiva não só a formação de seu aluno enquanto ator, mas também enquanto espectador de teatro.

Um dos pressupostos pedagógicos do Macunaíma é incentivar formas reflexivas sobre o modo de estar e atuar no mundo. E, nesse sentido, as mostras de teatro da escola visam ao aprofundamento da formação dos alunos, bem como ao enriquecimento cultural de seu corpo discente.

Mas essa ação educativa não se restringe apenas aos alunos do Macunaíma, podendo também ser acompanhada por quaisquer interessados em teatro. A Mostra de Teatro Macu é aberta ao público e oferece ingressos a preços populares, com meia-entrada para alunos de todas as instituições de ensino. Nos períodos das mostras, sua programação pode ser acessada na nossa página do Facebook.

0 Comentários

Cancel