Ao longo dos últimos anos, a revista semanal Caderno de Registro Macu documentou a participação de grandes nomes do teatro mundial no Teatro Escola Macunaíma. Buscando ampliar o conhecimento de seus profissionais e estudantes, em agosto de 2013, uma visita em particular se tornou o grande destaque: a presença do diretor e pedagogo russo Serguei Zemtsov. Ele foi convidado para coordenar um curso para os professores do Macu e um curso para atores formados, trazendo  suas próprias metodologias de ensino, como sua abordagem do Sistema de Stanislávski, e relacionando a prática teatral e os pressupostos artísticos implicados no ensino do teatro.

Acompanhando ambos os cursos na época, a mestre em teatro russo e professora do Macu há mais de cinco anos, Tieza Tissi, esteve presente em dezessete encontros diferentes, onde registrou todos os exercícios aplicados pelo pedagogo, assim como buscou transcrever algumas das observações feitas pelos professores e conversas que teve com outros atores.

Todos esses relatos e as práticas propostas por Sergui Zemtsov foram devidamente documentados na quinta edição do Caderno de Registro Macu, que visa registrar a pesquisa em arte e educação do corpo docente, coordenação e direção do Teatro Escola Macunaíma. Além disso, um interessante artigo intitulado “Algumas Reflexões Sobre a Atualidade do Sistema de Stanislávski”,  do pesquisador de teatro Diego Moschkovich, expande o conhecimento do contexto artístico de atuação do mestre russo. Tais práticas e teorias foram fundamentais para que o Macu elaborasse a sua própria proposta de ensino, contribuindo para o entendimento do processo de constituição do que ficou conhecido como Sistema Stanislávski.

Para conhecer mais sobre a passagem e os ensinamentos de Serguei Zemtsov, acesso artigo do nosso Caderno de Registro. Boa leitura!!!

0 Comentários

Cancel