Macu Visita Praga

 

Nos dias 24 a 27 de março deste ano, a direção do Macunaíma e as professoras Simone Shuba e Marcela Grandolfo estiverem em Praga, na República Checa, para o mais importante Simpósio Internacional de Pesquisadores do Sistema Stanislávski. The S Word: Merging Methodologies (Stanislávski: Fusão de Metodologias) buscou explorar como o trabalho e o ensino de Stanislávski têm sido adotados, adaptados e reinventados desde sua morte em 1938 e como os discípulos do mestre russo abordam hoje o seu Sistema nas mais diferentes escolas de teatro do mundo inteiro.

 

Grandes personalidades acadêmicas estiveram presentes neste evento, como os professores: Andrei Malaev Babel, da Escola de Teatro da Universidade da Flórida; Sergei Tcherkasski, do Instituto Russo de Teatro em São Petersburgo; Bella Merlin, do Departamento de Teatro, Cinema e Produções Digitais da Universidade da Califórnia – Riverside; John Gillett, da Escola de Artes Winchester da Universidade de Southampton no Reino Unido, entre tantos outros pesquisadores da linhagem de Stanislávski.

Macunaíma Parceiro Oficial no Brasil do The Stanislavski Centre

 

A nossa pesquisa

 

Tivemos o prazer de apresentar o trabalho realizado pelo Macu com seus alunos, a pesquisa pedagógica e metodológica desenvolvida pelos professores e, principalmente, nossa filosofia de trabalho. Todas as nossas ações muito elogiadas pelos participantes: a forma como abordamos o estudo de Stanislávski, a partir da fusão entre os elementos de seu sistema de preparação de atores e as teorias da escola humanista; nossas produções editoriais, os livros e cadernos científicos; e a Mostra de Teatro do Macu, em que são apresentados os processos artístico-pedagógicos da escola.

 

E, mais além, pudemos constatar que o Macu está em consonância com o que há de mais moderno no ensino do Sistema Stanislávski. A nossa prática em sala de aula está em perfeito acordo e diálogo com as mais importantes escolas de teatro da Rússia, a mais prestigiada linhagem de teatro do mundo.

 

O Macu, ao longo do tempo, sempre trouxe nomes expoentes do cenário internacional para partilhar seus conhecimentos sobre o Sistema Stanislávski, mas constatar a potência do que estamos construindo in loco foi muito gratificante. Este é o nosso compromisso de investir cada vez mais no aluno. Investir no ensino e na pesquisa do Sistema Stanislávski. Investir no que há de mais moderno em termos de pedagogia teatral. Isso é o que nos mantêm vivos e atuantes!

 

Muito obrigado a todos os alunos e professores por mais esta etapa!

1 Comentário

Cancel

  1. Camila

    Estou muito feliz com meu desenvolvimento no curso.A professora Tieza está muito alinhada com o conteúdo do livro do ator.Sao aulas dinâmica e diferentes.Isto tem me motivado e faz eu querer mais e mais.Gratidao a todos