Fique por dentro do macunaíma

Iniciantes

Os primeiros passos rumo a realização dos seus sonhos

Profissionalizante

Para você que procura Teatro de Verdade

Infantil

Estímulo seguro para seu filho crescer fazendo arte

Pró-Ser

Para você que não quer ser ator, mas quer atuar bem na vida

O que falam sobre o Macunaima

Se você quiser contribuir com seu testemunho, por favor fale@macunaima.com.br

"Uma realização. Sempre quis fazer teatro, antes não podia e hoje posso estar aqui. O macu me ensinou tudo que sei (é pouco) mas foi tudo devido ao que aprendi aqui. Quero poder continuar estudando e aprender cada vez mais. Ampliou-me a visão que tenho de vida, de arte."
--Fernanda, Alphaville

"Não se faz teatro sozinho, teatro é diversão é coletivo é se integrar com as pessoas e respeitar o limite de cada um, e trabalhar sentidos que muitas vezes não foram explorados, que talvez você mesmo não o conhece.Se conhecer melhor."
--Aluno, Eldorado

"O Macu significa o começo de uma grande viagem. Onde descobri o que realmente é importante para mim. Aquilo que quero ter em mim para sempre: o teatro."
--Ametonyo Silva, Barra Funda

"Os horizontes que o Teatro Escola Macunaíma me ampliaram foi a certeza de seguir a carreira de atriz e a paixão pelo teatro.Independente de teatro,tv ou cinema o “Macú” assim chamado pelos alunos,é a minha base na minha vida de atriz."
--Cíntia Gomes Lopes, Eldorado

"Macunaíma é: Aprimoramento na arte de interpretar, interação com alunos e professores com o mesmo objetivo de vida, horizonte que se amplia, caminho que se segue, realização de sonho. Se ator e atriz e quem sabe sobreviver disso pelo resto da vida."
--Luana, Alphaville

"O Macunaíma está atendendo todas as expectativas,até muito mais do que poderia imaginar. Quando iniciei pensei em mudar,mas hoje vejo que,fiz a escolha certa. O macú ou melhor estudar fácil não está,mais aqui tenho certeza do aprendizado excelente e forte. Não por ser a pioneira,costumo dizer “Macú aqui você aprende de verdade”,é muito importante fazer o mesmo pois,ser ator é o que almejo como profissão. O mais importante sinto que melhorei como pessoa,e tenho aprendido a superar muitas coisas ruins: a depressão,ansiedade,o escutar mais e falar menos. Hoje resumo, a arte me impulsiona a ser mais feliz! “A cura da alma e da superação! Macú escola de verdade,eu visto essa camisa”. Sofre!? Rsrsrs....Sofro pois,exijo muito mais de mim,também quero representá-los muito bem. Um forte abraço."
--Elizabete Gomes dos Santos, Eldorado

"Me trouxe objetivo na vida,objetivo de ser melhor a cada aula,objetivo de ser uma boa profissional. Me trouxe amigos e aprendizados que eu vou levar pra vida inteira."
--Jéssica Campos, Eldorado

"Significa muito, melhorei a voz, postura, fiz amizades e abriu o teatro para mim."
--André Gaia Gonçalves, Eldorado

"Macú significa uma importante ferramenta de descoberta do teatro.Trouxe de importante contato com pessoas especiais, disponibilização de um espaço para aprender e estudar teatro e contato com professores maravilhosos. Para a última pergunta, a resposta é: TODOS."
--João Bosco Fagundes Filho, Eldorado

"Posso dizer que minha relação com o Macunaíma e as pessoas que conheci aqui, entre professores, alunos e ex-alunos, foi o que me fez a minha relação com o teatro se desenvolver. Foi aqui que aprofundei meu interesse por um teatro que se faça relevante em nosso país, e onde estou criando a base para a nova e desafiadora carreira que irei seguir. Talvez eu não concorde com uma ou outra postura da escola, mas isso é positivo, pois de pontos de vistas diferentes sendo confrontados é que surgem as melhores idéias (outra coisa que aprendi aqui).Enfim, espero que haja sempre diálogo entre os alunos e escola (e professores),para que todos possamos crescer juntos nesta constante descoberta que é o teatro."
--Urion Vieira, Eldorado

"O Macú é sonho, é Arte, é vida. É uma vivência entre mundos e realidades distintas, te fazendo sair da triste e cansativa rotina diária a um mundo onde você é aquilo que você quer ser. Um mundo sem preconceitos e barreiras. Um mundo cheio de vida, de arte, de sonho. O mundo do Macunaíma."
--Alisson Santos

"O Macunaíma está atendendo todas as expectativas,até muito mais do que poderia imaginar. Quando iniciei pensei em mudar,mas hoje vejo que,fiz a escolha certa. O macú ou melhor estudar fácil não está,mais aqui tenho certeza do aprendizado excelente e forte. Não por ser a pioneira,costumo dizer “Macú aqui você aprende de verdade”,é muito importante fazer o mesmo pois,ser ator é o que almejo como profissão. O mais importante sinto que melhorei como pessoa,e tenho aprendido a superar muitas coisas ruins: a depressão,ansiedade,o escutar mais e falar menos. Hoje resumo, a arte me impulsiona a ser mais feliz! “A cura da alma e da superação! Macú escola de verdade,eu visto essa camisa”. Sofre!? Rsrsrs....Sofro pois,exijo muito mais de mim,também quero representá-los muito bem. Um forte abraço."
--Elizabete Gomes dos Santos, Eldorado

"O Macu significa transformação e conhecimento. Me proporcionou mais consciência na linguagem e me ajudou na hora. "
--I.A.R.P., Eldorado

"O Macu me trouxe uma melhor maneira de relacionamento com as pessoas, de convivência, de entrosamento. Vários aprendizados, tanto na área artística como na vida pessoal."
--Ricardo Alves, Barra Funda

"A escola é tudo de bom. Melhor parte da minha semana é quinta, amo muito estar no Macunaíma. Muitas percepções, me ajudou a realizar muitas tarefas que eu não conseguia. Uma visão diferente da sociedade, ganhando também muitos amigos."
--Mayara Bernini, Barra Funda

"O Macú representa, significa, para mim um tempo de chave que abrirá uma porta, ou seja, um começo! Bom, por ser extremamente egoísta, não perdi essa qualidade, mas com o curso percebi que é importante ceder escutar o outro ao menos um pouco, para que o trabalho possa fluir de uma maneira prestativa assim sendo, aprendi a importância do respeito sem perder o meu “eu” de foco, acho isso importante."
--Vinicius Diniz Rosa, Eldorado

"Ai, o Macú para mim foi muito importante, pois eu aprendi muitas coisas, acho que mudou a minha vida completamente, quero isso na minha vida pra sempre."
--Felipe Benício, Eldorado

"Através da escola de teatro Macunaíma, que eu tive o primeiro contato com o teatro. Me abriu muitas portas pelo conhecimento que temos agora. Penso em trabalhar com artes cênicas, aprender e me dedicar mais a cada dia.Este meio de arte, precisa ter Amor e dedicação neste tipo de arte...PURA EXPRESSÃO CORPORAL."
--Ravine Rodrigues, Eldorado

"O Macú, acima de tudo me deu uma nova família. Não só em relação ao demais da “trupe” quanto aos professores e funcionários. Macú significa paixão. Pois foi o que eu senti quando conheci. Hoje é amor e já fico deprimido quando penso que o curso tem apenas 2 anos pra acabar. Me aprofundar no mundo da arte foi o maior horizonte que o macú ampliou na minha vida.Vê as coisas com o olhar da arte possibilita priorizar, sempre, o respeito com tudo e em tudo."
--Reinaldo Rodrigues, Eldorado

"O Macú é como se fosse minha segunda casa, aprendi e aprendo diariamente com pessoas maravilhosas ao meu redor, profissionais exemplares."
--Rosemeire Gonçalves Linhares, Eldorado

"O Macu me ajudou demais com a questão da ‘vergonha’, conheci muita gente legal. É um curso que me fez relaxar demais. Quando estou em aula, nada mais importa, só aquele momento."
--Hugo Leonardo Cavalcanti, Barra Funda

"Significa amor, amizade, novas experiências, conhecimento e descobrir coisas sobre si mesmo. O Macunaíma está sendo uma nova fase maravilhosa na minha vida e sei que isso é só o começo."
--Jéssica, Barra Funda

"Há um ano atrás, comecei a frequentar as aulas no Macunaíma.Desde aulas básicas até apresentar as minhas primeiras cenas, senti, a emoção de estar em cena e de realmente “fazer teatro”. O macú também me ajudou a ter responsabilidade, dedicação total e também pude ter a experiência de me relacionar com diferentes pessoas e todas a idades.Muito obrigado macú por essas experiências vividas e por todos estes momentos que tivemos aqui."
--Ana Rebeca, Eldorado

"O macú, me trouxe um pouco mais de contato com o teatro teórico,enriquecendo-me assim com suas nuances e vertentes. Os autores, as grandes obras e seus teóricos."
--Aluísio, Eldorado

"O Macunaíma significa um teatro de verdade desde 1974, para mim, fez uma grande diferença,mudou a minha auto-estima,melhorou minha disciplina,aumentou me talento,muita coisa mudou na minha vida,comecei a perceber uma lado diferente das coisas e sobre as pessoas,e o meu fez eu ter a certeza de que o meu lugar é no palco e que meu futuro vai ser nesse meio artístico."
--Pedro Felipe Cardoso, Eldorado

"Vou ser atriz por causa da Escola Macunaíma."
--Aline, Alphaville

"O Macú ampliou os meus horizontes, pois foi nele que eu descobri, que realmente me interesso e quero seguir profissionalmente a área de artes; e artes cênicas. No macú aprendi (estou aprendendo) a valorizar os estudos do personagem me incentivou a procurar leituras extras, cursos extras para me preparar.Sem contar as pessoas incríveis que eu conheci.Verdadeiros mestres que eu gosto e admiro. E também minha turma, a “trupe” que acrescentaram muito na minha vida, Amigos que eu quero para sempre na minha vida pessoal e profissional. Pessoas que me respeitam que me ajudam sempre, os amo muito!"
--Olívia Tamie, Eldorado

"Em 1 ano de macú a minha vida mudou.Encontrei aqui um espaço para eu me expressar artisticamente, e a possibilidade de uma nova carreira.Poderia dizer que o conteúdo e as vivências contribuíram para o autoconhecimento e ampliaram meu repertório intelectual, como um campo a ser explorado!"
--Karen Eloise, Eldorado

"Bem após começar o curso de teatro no Macunaíma, muitas coisa mudaram em minha vida. Ganhei responsabilidade e aprendi a ter compromisso com as coisas. Comecei apreciar e a dar valor à arte em geral. Interessei-me muito nessa área, gostando de prestigiar espetáculos teatrais, filmes, livros, músicas; etc. "
--Gustavo, Alphaville

"O macú significa para mim um amadurecimento tanto pessoal, quanto profissonal, fazendo com que eu tivesse uma noção mais criticado mundo."
--Cecília Jensen, Eldorado

"O Macú sem dúvida significa a realização de um sonho (ser Ator).O Macú me trouxe uma nova e excelente visão sobre as pessoas; Sobre o mundo ao meu redor,hoje eu me conheço bem melhor do que antes,por incrível que pareça...Ainda não conclui o macú,mas quero muito me formar como ATOR aqui no Macunaíma,considero os professores,método,funcionários,todos incríveis e sem falar nas amizades maravilhosas e ideais que estou adquirindo,espero e quero concluir o macú. Aqui aprendo a ser Ator e a viver."
--João Antunes Júnior, Eldorado

"Quando se é pequeno, sonha-se em ter uma profissão, a escolhida por mim era a de ser atriz. Desejo inviável para uma época em que os pais tinham como objetivo ter na família um médico, um engenheiro, um advogado etc. E veio a vida, e o sonho foi substituído por marido, filhos e atividades domésticas. Aos 61 anos descobri o Macunaíma por acaso, através de uma correspondência entregue errada pelo carteiro. Ao ler o remetente percebi que meu sonho tinha virado objetivo, objetivo este que poderia ser realizado através de uma escola conceituada e possuidora de um corpo docente qualificado. Fazer este curso me trouxe desenvolvimento, tanto físico quanto espiritual. Descobrir que nunca é tarde para aprender, superar limites e vencer. Através do conhecimento adquirido, estou desenvolvendo melhor meu trabalho como diretora e escritora, perante o grupo de teatro amador, formado por pessoas da terceira idade."
--Graça Moura, Barra Funda

"As aulas no Macunaíma têm sido uma experiência muito terapêutica. Sou uma pessoa muito fechada e a interação com os colegas nas aulas me fez ficar mais relaxada e aberta a novas experiências, me fez começar a lidar melhor com imprevistos e com a diferença entre as pessoas (diferenças de idéias, ambições,...)."
--Paula, Barra Funda

"Ao longo destes quatro anos o Macunaíma me acrescentou muitas coisa,dentre elas a comunicação,diante deste mundo tecnológico ficamos cada vez mais longe deste contato pessoal."
--Felype Ramirez Riling, Eldorado

"O Macunaíma me trouxe libertação para viver o que sempre quis.Me trouxe a responsabilidade e o tempo para pensar sobre a vida,sobre a arte e sobre a humanidade.Me trouxe um outro significado do que é “arte” algo mais profundo,simbólico,verdadeiro,pessoal e coletivo: um estado metonímico de vivência."
--Lina Garrido, Eldorado

"O Macunaíma é muito importante para mim por que aprendi sobre o trabalho do ator de palco. Antes de vir para o Macunaíma já atuei em 13 peças em vários teatros. Então, aprendi que esse é o meu destino."
--Eurípedes Ponce, Barra Funda

"O macú significa para mim a porta que possibilita a minha expressão artística, aprimoramento e aprendizado.A vivência dentro do macú pra mim é sempre plena, com amigos, professores, funcionários, tornando o teatro arte e fundamental em minha vida."
--Carol Otoni, Eldorado

"O Macunaíma significa o início de uma nova fase. O Macu me trouxe o começo da realização de um sonho, do qual pretendo concretizar aqui. Abriram-se as portas de um mundo diferente, perdi a minha timidez que me excluía do ‘mundo’ e distanciava-me do meu sonho."
--Marcela Marques, Barra Funda

"O Macunaíma abriu meus horizontes no sentido de entender melhor o que é teatro, como é feito e muito mais que só uma apresentação em uma peça, mais que estudo, conhecimento e empenho é exigido pra realizar o mesmo. Aumentou o meu gosto por essa profissão."
--Cecília, Barra Funda

"O Macú me trouxe uma outra visão do mundo, me ensina que não há um "jeito certo" de viver, aprendi que para viver só preciso fazer o bem e o que me faz feliz. Aprendi a ser generosa, a dar mais e receber mais.Aprendi a ser quem eu realmente sou, não importa onde eu esteja. Fiquei mais atenta às coisas que passam ao meu redor, as pessoas ao meu redor, enfim, esta muito mais atenta a tudo ao meu redor.Em menos de um ano, o Macú me ajudou muito e fez com que eu melhorasse em vários sentidos.Espero continuar aqui, progredir no curso e como pessoa."
--Amanda Bargas, Eldorado

"O Macunaíma me trouxe a realidade da vida de um ator, me trouxe segurança pessoal, agilidade, etc. Me fez ver que ser ator não é simplesmente ficção, mas também experiência de vida."
--Ricardo Belarmino Lima, Barra Funda

"O macú significa oportunidade para realização de um sonho que estava trancado na gaveta por 30 anos. Com os métodos de ensino me sinto apta pra conquistar o meu espaço como atriz!"
--Maria Augusta de Jesus, Eldorado

"Eu me descobri no Macunaíma. Aqui a gente aprende o que é teatro de verdade e hoje eu sou apaixonada por essa área."
--Rafaela Damasceno, Barra Funda

"Uma nova visão do horizonte. Quinta-feira é o dia mais esperado da semana, significa um dia de alegria."
--Antônio Gleidson, Barra Funda

"O Macu trouxe uma nova realidade pra minha vida aos 47 anos...Também me trouxe um novo começo, é como se tivesse nascendo novamente. Resumo da situação: Macunaíma: “A arte imitando a vida"."
--Silvana, Alphaville

"O Macunaíma me trouxe mais confiança e menos timidez, me deu alegria e com ele posso me sentir alguém que vale algo é uma sensação ótima."
--André Bassetto Paes Almeida, Eldorado

"Significa a oportunidade de estar vivenciando a arte do lado em que ela é produzida. Trouxe-me de importante a oportunidade de expressar os personagens que habitam dentro de mim. Um horizonte com certeza ampliado foi conhecer mais o teatro."
--Marco Antônio Lopes, Barra Funda

"O Macú para mim significa a concretização de um sonho.Ser atriz sempre foi à coisa mais importante para mim, e as aulas do Macú estão me ajudando a trilhar esse caminho.Muitos horizontes foram ampliados, especialmente aqueles que dizem respeito à cultura e a arte, mas também aqueles que me levam para um enorme crescimento como pessoa e como profissional."
--Ana Paula Kikute Costa Fernandes, Eldorado

"O Macú me fez ver tudo de um jeito diferente, me fez acreditar nos meus sonhos e me faz melhor a cada diapor me ensinar o valor de cada coisa, de cada lição... Amigos, professores, ajudantes, secretárias cada um sabe seu valor e sabe o bem que faz para nós alunos. Macú pra mim é o encontro com aquilo que mais gosto de fazer: Teatro. Aqui é onde tenho um encontro completo e verdadeiro comigo mesma. O Macunaíma me trouxe o teatro me mostrou diversas maneiras de me expressar. Aqui também conheci pessoas que são muito importantes para mim. Somos um grupo que compartilha os mesmos desejos, as mesmas idéias. Foi isso que o macú me trouxe."
--Valdirene F. Brauna, Eldorado