Fique por dentro do macunaíma

Iniciante

Os primeiros passos rumo a realização dos seus sonhos

Profissionalizante

Para você que procura Teatro de Verdade

Infantil

Estímulo seguro para seu filho crescer fazendo arte

Publicações Macunaíma

Coleção macunaíma no palco: Uma Escola de Teatro

Selo na editora Perspectiva COMPRAR LIVROS

“Como toda arte, o teatro deve aprofundar a sua consciência, refinar seus sentimentos, elevar o nível de sua cultura. Quando o espectador sai do teatro, deve ser capaz de olhar a vida e o seu tempo com uma percepção mais profunda de quando entrou”

Constantin Stanislávski

Desde a sua fundação, em 1974, o Macunaíma pesquisa o Sistema de formação de atores desenvolvido pelo diretor, ator e pedagogo russo Constantin Stanislávski, (1863-1938). O Macu é hoje a escola de teatro que mais pesquisa o Sistema de Stanislávski.

Assim como Stanislávski o Macunaíma busca o desenvolvimento do ator criador. Para aperfeiçoar este caminho o Macu realiza diversas parcerias, mantendo contato com renomados pedagogos russos.

O Grande Diário do Pequeno Ator

Debora Hummel (org.)
Silvia de Paula (org.)

O Grande Diário do Pequeno Ator, da Coleção Macunaíma no Palco, que enfeixa a parceria entre a editora Perspectiva e o Teatro Escola Macunaíma, registra a viagem pedagógica e didática pelas práticas teatrais vivenciadas em sala de aula por crianças de seis a treze anos de idade. O leitor não encontrará nestas páginas nem planos de aulas-modelo nem propostas didáticas fechadas. O que se oferece aqui é a rica e dinâmica participação de pequeno atores, em diálogo com o educador, na construção do saber teatral. Eis a marca deste Grande Diário, que abre ao leitor e ao professor o mágico espectro dos desdobramentos possíveis na vida imaginativa da criança ao ter os primeiros contatos com o lúdico e fascinante universo das artes cênicas.


O Grande Diário do Pequeno Ator
Páginas: 168
ISBN: 987-85-273-1022-2
COMPRAR

Um Olhar Através de… Máscaras: Uma Possibilidade Pedagógica

Renata Kamla (autor)

O jogo das máscaras, que no teatro vai da tipificação à personificação, é não só um fator como um instrumento vital para o ator em cena encenar o seu ato de criação. Muitos têm um olhar através de … sido os caminhos pelos quais se procura capacitar artisticamente o performer a chegar aos resultados pretendidos pela expressão cênica, seja na deliberação ou na improvisação, seja nas formas tradicionais ou nas mais ousadas experimentações vanguardistas. Assim, o estudo das vias de acesso a essa arte pelo jogo das máscaras veio se avolumando no curso da história teatral moderna – terreno que Renata Kamla se propõe a desbravar por uma senda pioneira, a de Um Olhar Através de… Máscara, e o faz inovadoramente, pesquisando o seu poder fecundante no processo criativo da incorporação signi¬ficativa do papel como uma possibilidade pedagógica, com o que inclusive dinamiza e ressigni¬fica o rígido conceito predominante de “máscaras”. MÁSCARAS Trata-se, pois, de um aporte orgânico e mais do que apropriado para dar início à coleção que o Teatro Escola Macunaíma enceta em parceria com a editora Perspectiva.

Jacob Guinsburg
Crítico de teatro, ensaísta e professor.


Um Olhar Através de… Máscaras
Páginas: 168
ISBN: 987-85-273-1021-5
COMPRAR

Nissim Castiel – Do Teatro da Vida para o Teatro da Escola

Luciano Castiel (org)
Debora Hummel (org)

“Pensei que seria um simples curso para me distrair um pouco. Estava longe de imaginar que naquele momento daria o primeiro passo rumo a uma situação de confusão e incerteza, que abalaria as linhas mestras do meu padrão de ação.”
Nas palavras de Nissim Castiel, foi assim que se deu seu primeiro contato com o Teatro Escola Macunaíma, por indicação de um professor de oratória. Não pressentia o quanto esse passo mudaria o sentido de sua vida.

Essa atraente personagem do mundo dos negócios se transformou em actante central na performance do ensino teatral, passando de aluno a diretor do centro de artes cênicas. Vencendo, nos anos de 1980, com sua experiência no trato das coisas práticas e sua paixão pelas coisas do espírito, os desafios pedagógicos-didáticos e administrativos, e sabendo usar as críticas dos alunos e professores nas mudanças que seriam feitas, proporcionou ao Macunaíma uma qualidade e uma condição que Mário de Andrade jamais sonhara para o seu protótipo: a de ser patrono de uma das melhores e mais conceituadas escolas de teatro do país.

É o relato desse percurso que se imprime nas páginas de Nissim Castiel: Do Teatro da Vida Para o Teatro da Escola, abrindo para o leitor as vicissitudes e peripécias de uma biogra¬ em que o autor, lançando-se pelos caminhos da vida em busca de si mesmo, encontra-se no trabalho fundamental e libertador com o outro através das práticas teatrais. São histórias repletas de humor, dramaticidade e ricas em experiência — do teatro com o teatro.

Jacob Guinsburg
Crítico de teatro, ensaísta e professor.


Nissim Castiel – Do Teatro da Vida para o Teatro da Escola
Páginas: 168
ISBN: 9788527310260
COMPRAR

Performer Nitente

Adriano Cypriano

Performer Nitente é o resultado de uma profunda e continuada investigação sobre procedimentos de criação para a cena. Mais do que conclusões e fórmulas, este trabalho traz provocações e estímulos para encenadores, performers, dramaturgos, professores e todos aqueles apaixonados pelas artes do palco. No que tange ao treinamento, a obra apresenta uma série de exercícios e suas funções, com uma proposta de divisão para o desenvolvimento e contínuo aperfeiçoamento do artista de teatro. O livro apresenta três alegorias para a criação cênica: Quatro Animais Fabulosos, Cartografia e os Cinco Revestimentos. Cada um dos procedimentos e suas atividades podem ser pistas, trilhas ou mesmo orientação para o artista em busca de estímulo e inspiração.


Performer Nitente
Páginas: 128
ISBN: 9788527310369
COMPRAR

O Gesto Vocal

Mônica Andréa Grando

Durante a formação do ator, nos deparamos com alguns paradoxos interessantes, pois a voz e o corpo caminham juntos em cena, mas são estudados separadamente na maioria dos processos. No teatro contemporâneo, onde a intertextualidade já se encontra presente, observamos a importância da comunicação verbal e da sinestesia visual, em que o papel do ator como performer se desenvolve e busca novos modelos de atuação, apoiados em pesquisadores como Jerzy Grotowski e Eugenio Barba.
Para suprir tais necessidades, a maioria dos pesquisadores, preparadores corporais e vocais e diretores vêm desenvolvendo métodos com dinâmicas práticas para que a voz e o corpo tenham uma unidade na preparação do ator e na composição da personagem.  Acreditamos que O Gesto Vocal, da Coleção Macunaíma no Palco – fruto da parceria entre a editora Perspectiva e o Teatro Escola Macunaíma –, possa nortear os profissionais de teatro com as ferramentas aqui analisadas e descritas e ser complementar a outras pesquisas da voz, tema que vem ganhando importância e espaço no circuito teatral.


O Gesto Vocal
Páginas: 128
ISBN: 9788527310376
COMPRAR

Stanislavski em Processo

Simone Shuba

Stanislávski escolheu Um Mês no Campo, de Ivan Turguêniev, para aplicar pela primeira vez seu sistema, tendo em vista que o estudo psicológico minucioso orquestrado pelo dramaturgo e os elementos sociais que retratava tornavam-na a obra ideal para testar suas novas diretrizes. Na peça, a verdadeira ação e os conflitos acontecem no interior das personagens, daí a necessidade de descobrir a melhor maneira de desvendar e expor suas almas. A montagem, acompanhada pari passu neste estudo da pesquisadora e atriz Simone Shuba, foi um marco na trajetória do encenador russo.
No seu contexto, ideias e relações surgidas em trabalhos anteriores receberam um grande estímulo, levando a uma síntese sobre um problema vital da estética em geral e do teatro em particular: a relação entre a vida e a arte. A profundidade alcançada deu à estreia da peça, em 9 de dezembro de 1909, um lugar definitivo na história cultural e teatral de nosso tempo, realçando o papel de uma figura cujo trabalho artístico estava em constante devir, como expressa o título deste livro, Stanislávski em Processo, ou seja, na realização das grandes mudanças e descobertas que viriam a ser parte integrante da epopeia histórica do Teatro de Arte de Moscou.


Stanislavski em Processo
Páginas: 136
ISBN: 9788527310468
COMPRAR