Maneiras de melhorar sua autoestima e ser mais feliz

Conheça maneiras de melhorar a autoestima e ser mais feliz

Ser feliz e ter qualidade de vida é uma condição primordial para a nossa existência. Um dos fatores mais importantes para conquistarmos estes estados de plenitude é cultivar a nossa autoestima. Mas você saber o que este termo significa?

Autoestima é a capacidade de se perceber, de olhar para si e identificar as suas qualidades, o seu valor, os seus atributos morais e éticos. Assim, é possível desenvolver um sentimento de amor próprio e fazer de tudo para manter esse estado de espírito, pois ele traz um bem-estar psíquico que reflete em todos os aspectos da vida da pessoa.

Porém, algumas pessoas têm certa dificuldade em ter autoestima por diversos motivos que, muitas vezes, fogem de seu controle. Entre esses motivos podemos citar a culpa, a rejeição, a carência, o sentimento de inferioridade, a frustração, a timidez, a insegurança, os traumas de infância, entre outros sentimentos.

Se você quer saber como melhorar a autoestima, acompanhe as nossas dicas e comece a praticar a partir de agora. Vamos lá?

Desenvolva a autoconfiança

Ter confiança em si é uma atitude que deve fazer parte da rotina de quem precisa melhorar a autoestima. Partindo do pressuposto de que somos todos falhos pelo fato de sermos humanos, estamos juntos no mesmo barco aprendendo como nos tornar pessoas melhores.

Com base nesse preceito, você pode, em tudo que faz, sempre, investir com o seu melhor. Com caráter, ética e disciplina é possível ter estrutura emocional para seguir adiante em qualquer tarefa. Portanto, confiar em si mesmo é uma pratica á ser exercitada para que os seus efeitos estejam cada vez mais perto do ideal.

Cuide de si e de suas emoções

Curar as feridas que ficam insistindo em dar sinal de vida é primordial para reforçar a confiança e o amor em nós mesmos. Seja o que for que tenha acontecido, saiba que você fez o melhor que podia ser feito na época. Olhe para a situação, respire, por pior que seja, sempre temos a oportunidade de aprender com cada situação da vida. Quais são os aprendizados que a vida me trouxe? O que eu preciso me transformar? Procure cultivar os estímulos que potencializam a sua transformação, ao invés de culpabilizar os outros. Isto irá ajudar a fortalecer seu estado emocional.

Fazer terapia, conversar com um amigo querido, escolher com cuidado os alimentos, passar mais tempo com os familiares, ler um bom livro, ir ao cinema, praticar atividades físicas — de preferência ao ar livre — são formas de cuidar da sua saúde física e emocional para ficar bem consigo e ter estrutura para lidar com sentimentos ruins.

Tenha metas a serem cumpridas

Exercite escrever em um papel metas claras de curto, médio e longo prazo. Em uma pesquisa da Universidade de Harvard que durou 10 anos, verificou-se que apenas 3% das pessoas escrevem metas claras em um papel. E depois destes 10 anos, este grupo de 3%, tinha realizado 10 vezes mais do que os outros 97%. Portanto, é um hábito importante e  acessível a todos. Escreva e deixe em um local visível para você. Isto potencializa sua execução. Quando cumprir cada etapa, comemore! Isto é muito importante para fortalecer a autoestima!  E já passe para o próximo passo para continuar no foco.

Cada etapa conquistada tem sabor de vitória, e quanto mais visualizamos nosso avanço, mais autoconfiantes e disciplinados ficamos, e, consequentemente, mais elevamos a autoestima.

Invista no autoconhecimento

De nada adianta ter metas, cuidar de si e ser autoconfiante sem antes ter autoconhecimento. E não é tarefa fácil olhar para si, justamente pelo motivo de estarmos sempre acostumados a olhar para o outro.

Se concentrar em descobrir os seus gostos e anseios, os aspectos mais íntimos de sua personalidade, o modo de ser, agir e pensar, é um exercício que deve ser feito diariamente.

Encontrar atividades que desenvolvam o autoconhecimento também é um aspecto importante. Aulas de teatro, por exemplo, são uma boa opção, pois quem faz teatro aumenta a sua percepção de mundo, além de conquistar amigos com o mesmo interesse.

O divertimento e o lúdico trabalhado no teatro causa uma sensação de bem-estar, principalmente por promover o sentimento da auto aceitação. Dessa forma, que tal entrar para um curso de teatro?

Agora que você ampliou os seus saberes de como melhorar a autoestima, compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais!

Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

Sem comentários

Cancelar