Confira 4 dicas de como trabalhar sua confiança

Confira 4 dicas de como trabalhar sua confiança

Saber como fortalecer sua confiança é essencial para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Uma pessoa autoconfiante avança a passos mais largos, pois é decidida e sabe como se posicionar e expressar suas opiniões perante outras pessoas sem ser agressiva ou petulante.

Acreditar em si e em suas habilidades é um reflexo de sua autoestima e tem impacto direto em suas pequenas e grandes ações no dia a dia.

Trouxemos, neste artigo, 4 dicas básicas para que você possa desenvolver sua fé naquilo que faz para conseguir alcançar grande êxito em todos os aspectos da sua vida. Continue a leitura para descobrir como fazer isso!

1. Tenha organização pessoal

Sabemos o quanto ser organizado faz toda a diferença em nossa rotina, não é mesmo? Ao planejar seu dia e se manter organizado, será possível lidar melhor com suas tarefas e evitar se estressar com prazos apertados ou a sobrecarga de trabalho — o que acaba minando a confiança em seu potencial e, muitas vezes, atrapalha o resultado final.

Portanto, mantenha uma agenda organizada, tanto para seus compromissos pessoais quanto para os profissionais, e faça anotações das suas tarefas diárias — vários aplicativos de celular podem lhe ajudar. Isso é essencial para que sua rotina seja mais fluida e produtiva.

Ao ter o mapa de todos os seus afazeres em mãos, você organizará melhor sua vida. Assim, ficará mais fácil definir as prioridades e quais ações demandarão mais tempo para serem realizadas. Lembre-se que otimizar seu tempo é a melhor saída para lidar com a ansiedade e conseguir ser mais eficaz.

Vale ressaltar um detalhe muito importante: comece sua jornada pelas tarefas mais complicadas e que demandam mais poder de decisão. Ao priorizar suas obrigações, será possível trabalhar com mais inteligência e criatividade.

2. Avalie seus pontos fracos para fortificá-los

Saber reconhecer suas fraquezas é uma atitude muito importante para potencializar sua confiança! Mesmo que, de início, seja doloroso enfrentar seus pontos fracos, pouco a pouco você melhora — o que resulta numa nova dinâmica de suas habilidades.

O que antes era uma “âncora”, que literalmente precisava ser arrastada pelos seus pontos fortes, passa a ser algo leve e natural e que não demanda tanto esforço. Uma nova ordem será estabelecida e sua autoconfiança ganhará força — basta estar disposto a tentar e a sair de sua zona de conforto.

Procure pensar nas coisas que realmente fazem diferença em sua vida e defina suas prioridades. Essa atitude pode até parecer banal, mas acredite, não é.

3. Pratique atividades que lhe dão prazer

Para ser produtivo e dar o melhor de si é preciso estar se sentindo bem consigo. Por isso, busque se cercar de pessoas positivas e que torcem pelo seu sucesso. Além disso, saia para um happy hour, faça viagens com amigos ou alguém que seja importante para você.

Hobbies são atividades essenciais para uma vida mais leve e prazerosa, pois aliviam a mente e alegram o espírito. Procure separar um tempo para ler, fazer aulas de dança e outras práticas que trabalhem seu corpo e proporcionem a interação com pessoas diferentes.

4. Faça aulas de teatro

A grande vantagem do teatro é o fato de ser uma atividade que vai trabalhar vários aspectos da sua vida. Ao estudar a personagem que será interpretada, por exemplo, você adicionará mais vida à sua própria vida.

Certa vez, perguntaram para Fernanda Montenegro como ela tinha tanta força de realização — a atriz respondeu: “sou um pouco de cada personagem que já interpretei em minha vida”.

Dessa maneira, um curso de teatro se apresenta como uma experiência muito rica, tanto para seu desenvolvimento pessoal quanto para o profissional. Veja, a seguir, outras habilidades desenvolvidas com as aulas:

  • trabalho com a timidez;
  • expressão e consciência corporal e vocal;
  • criatividade;
  • senso crítico;
  • flexibilidade;;
  • pró-atividade;
  • controle emocional.

A prática teatral é uma ótima ferramenta na construção de uma boa autoestima, pois você se torna uma pessoa mais consciente do ambiente e das pessoas que o cercam — além de se tornar mais confiante em suas próprias decisões.

E então, curtiu nossas dicas? Tem alguma dúvida ou outras sugestões de como trabalhar sua confiança? Deixe seu comentário abaixo!

Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

Sem comentários

Cancelar