Saiba quais sao as melhores formas de se fazer novos amigos .

Saiba quais são as melhores formas de fazer amigos

“Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito…” Embora seja um pouco antiga e talvez não tão conhecida pelos mais jovens, a música Canção da América, do cantor e compositor Milton Nascimento, é um belo ode à amizade. Mas afinal, quais são as melhores formas de fazer amigos?

Pode até parecer uma tarefa simples, mas nem sempre temos facilidade com essa questão. A timidez, a falta de autoconfiança e alguns problemas na desenvoltura podem prejudicar o processo de iniciar e cultivar novas amizades.

Por isso, preparamos um post para batermos um papo sobre a importância das amizades e citar algumas dicas sobre como fazer amigos de forma mais fácil. Vamos lá?

Qual é a importância de cultivar amizades?

Nós podemos escolher os nossos amigos, ao contrário do que ocorre com os membros de nossas famílias. Mesmo assim, de certa maneira, são eles que acabam nos escolhendo.

Os seres humanos são animais extremamente sociais, que necessitam de contato e interações constantes. Estejam próximos ou distantes — o que deixou de ser um problema, com a tecnologia quebrando boa parte das barreiras geográficas —, o importante é se conectar emocionalmente com pessoas que lhe façam se sentir acolhido.

Os primeiros laços de amizade começam a ser formados durante a infância, e têm um grande papel no modo como as crianças aprendem a interagir socialmente. É nessa fase que aprendemos a concordar, discordar e debater.

Embora nem sempre as amizades feitas na escola  permaneçam firmes e fortes até a idade adulta, amigos são essenciais em todas as fases da vida. São fundamentais para que nos sintamos seguros e pertencentes ao mundo ao nosso redor. Com eles, podemos  trocar experiências, e curtir a vida, viver experiências valiosas para vida toda aumentando assim o prazer com a vida.

Quais são as melhores formas de fazer amigos?

Conhecer suas qualidades

O primeiro passo para fazer bons amigos é, sem dúvida nenhuma, saber quais qualidades importantes queremos num amigo. Nós atraímos exatamente aquilo que transmitimos, e ter muita segurança no que você deseja, são meios incríveis de atrair pessoas mais interessantes para você.

Conhecer lugares novos

Dificilmente faremos novos amigos ficando em casa ou frequentando sempre os mesmos ambientes. Variar os espaços que visitamos é um ótimo meio de diversificar o número e o estilo das pessoas com as quais interagimos.

Respeitar as diferenças

Ao visitar lugares diferentes e inusitados, acabamos consequentemente nos deparando com pessoas bem variadas. Por isso, aprender a respeitar os diversos gêneros, raças, religiões e orientações sexuais é fundamental para uma ampliação efetiva do círculo de amigos.

Reduzir as expectativas

Um dos principais erros que cometemos em nossos relacionamentos, não importando a sua natureza, é depositar expectativas surreais sobre as pessoas. Lembre-se de que é impossível atingir a perfeição e de que todos nós estamos suscetíveis a cometer erros. Ser mais flexível e aprender a perdoar é imprescindível nesses casos.

Lidar com a timidez

Embora muitas pessoas coloquem a timidez como uma grande vilã, isso não é verdade: ela não passa de um traço de personalidade que deve ser respeitado, como qualquer outro. Entretanto, quando ocorre de forma excessiva, pode passar a prejudicar as relações pessoais. Por isso, mantê-la em um nível saudável é muito importante.

Buscar uma atividade coletiva

Iniciar hobbies ou cursos coletivos possibilita a interação com pessoas diferentes que possuem o mesmo interesse que você. Além disso, é possível unir o útil ao agradável e escolher atividades que trabalhem todos os pontos mencionados anteriormente (autoconhecimento, timidez e empatia com a diversidade), como o teatro ou esportes ao ar livre.

Gostou das nossas dicas com as melhores formas de fazer amigos? Lembre-se que ninguém pode ser feliz completamente sozinho. Precisamos de amizades sinceras para nos ajudar a encarar todas as dificuldades do dia a dia!

E você, como costuma fazer novos amigos? Tem alguma história bacana de uma amizade inesquecível? Compartilhe com a gente nos comentários!

Quer aprender a se comunicar melhor? Receba nossas dicas:

Sem comentários

Cancelar