Quando iniciamos nosso programa de aulas à distância, ainda no início do isolamento em decorrência da pandemia provocada pela Covid-19, jamais imaginamos chegar à realização da 1ª Mostra Investigativa Macunaíma Online. Naquele momento, ainda em março, prevíamos a retomada das aulas presenciais dali a, no máximo, um mês. Mas, fomos surpreendidos em todos os sentidos e, ao final, de modo muito positivo!

Mas primeiro veio o susto: Como iríamos adaptar nosso planejamento, todo fundamentado na presença física, para o online?! Medo, angústia, frio na barriga, estes foram os sentimentos experimentados por nós nos primeiros dias desta nova experiência. Então nos unimos, como nunca talvez, enquanto equipe, enquanto um coletivo pesquisador da arte e da pedagogia teatral. E juntos, professores, coordenação e direção do Macu, conseguimos superar este grande desafio!

Foi um processo bastante enriquecedor para todos, de muitos aprendizados e descobertas. Descobertas estas relacionadas a várias instâncias: sobre nós mesmos, sobre nossas capacidades, sobre nossas habilidades tecnológicas (ou não!) e, acima de tudo, sobre a confiança de nossos alunos e alunas. Nosso aprendizado neste semestre foi certamente imenso e inesquecível! Fortalecemo-nos como instituição, como parceiros de investigação, como amigos!

Chegamos a uma etapa muito importante e, como se disse, inimaginada há uns meses: a 1ª Mostra Investigativa Macunaíma Online. Etapa de compartilhamento de nossos processos de pesquisa desenvolvidos ao longo do semestre. E, entre os dias 11 e 26 de julho, foram apresentados mais de cinquenta experimentos cênicos criados coletivamente na investigação do Sistema Stanislávski. 

Toda existência faz a diferença! 

O tema da nossa mostra, escolhido ainda no final de 2019, nunca fez tanto sentido: Toda existência faz a diferença! E assim foi! Cada um de nós, no isolamento de nossas casas, abrimos uma porta, ou melhor, uma janela virtual, para continuarmos existindo e resistindo. Superamos as distâncias físicas e criamos pontes virtuais para mantermos nossa comunicação, nossa comunhão, nosso encontro com a arte, com o teatro. 

Alguns dizem que o teatro cura, outros, que o teatro é terapêutico, e, neste semestre, ele foi tudo para nós. Por meio do teatro, suplantamos nossa solidão, nosso sentimento de impotência perante tudo o que estamos vivemos, suplantamos nossos medos e receios, e nos dispusemos a criar. Criar novos modos de convivência, novas formas de se estar e agir no mundo e novas possibilidades de mundo!

Com o apoio de nossos alunos e alunas, crescemos e nos transformamos! Abrimo-nos de coração ao novo! Todo este processo se configura, sem dúvida como um marco histórico na trajetória do Macunaíma! A escola, que chega a sua 92ª Mostra, se adapta, muda sua cara, seu jeito, mas não a sua essência. Os teatros 1, 2, 3, 4, 5 e 6 do Macu se transformam em salas virtuais; as comemorações ao final de cada dia de apresentação se transformam no Celebrando, um espaço online para se festejar e partilhar impressões. 

Mudamos sim! Mas não deixamos de existir! E temos a certeza de que nossa existência fez a diferença para nós, para nossos alunos e alunas e para a arte do teatro, que se altera, muda, se renova, mas nunca morre! 

0 Comentários

Cancel