O Centro Latino Americano de Pesquisa Stanislávski celebra seu primeiro ano de existência com um evento muito especial: o 1º Colóquio CLAPS – Um dia entre Grotowski e Stanislávski.  Este encontro, que se delineará como uma reflexão prático-teórica sobre dois grandes mestres do teatro, será realizado no dia 18 de outubro e contará com masterclasses, palestra e mesa de debate.

No período da manhã, acontecerão duas masterclasses: “Qualidades de ações e esboços de situação”, das 9 às 11 horas, e “Estratégias para ‘sair de si’: Contato, atenção e escuta”, das 11:15 às 13:15 horas. A primeira será coordenada por Camilo Scandolara, professor do Curso de Artes Cênicas da UEL e pesquisador da pedagogia de Stanislávski nos estúdios do TAM, e, a segunda, por Tatiana Motta Lima, professora associada da UNIRIO e autora, entre outros, de Palavras Praticadas: A Trajetória Artística de Jerzy Grotowski (Perspectiva, 2012). Para participar das masterclasses, é necessário realizar inscrição prévia por meio do link https://bit.ly/2mZLNs8 e efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$20 (inteira) e R$10 (meia). As vagas para as masterclasses são limitas (35 para cada) e a inscrição já garante a sua presença nas demais atividades. 

            Durante à tarde, a palestra “A ação independe do movimento – Um encontro da atriz com a personagem” será proferida por Débora Duboc, atriz premiada no cinema e teatro nacional e internacional. O evento também contará com a participação de Elena Vássina, pesquisadora russa e professora da FFLCH-USP, que apresentará o tema “O legado de Stanislávski ao ator contemporâneo”. Na mesa de debate, composta pelos coordenadores das masterclasses, Camilo Scandolara e Tatiana Motta Lima refletirão sobre os enunciados: “Inventar o laboratório teatral: O ‘sistema’ nos primeiros estúdios” e “Ações para os dias de hoje: Em diálogo com Stanislávski e Grotowski”. O debate terá a mediação de Simone Shuba, curadora do CLAPS, professora do Macunaíma, e autora de Stanislávski em Processo – Um Mês no Campo – Turguêniev (Perspectiva, 2016).

A participação na palestra e/ou na mesa de debate não requer inscrição prévia e é gratuita, estando sujeita à lotação do espaço. O evento, que disponibilizará certificado digital, será realizado na Unidade Pinheiros do Teatro Escola Macunaíma, localizada na Rua Valdemar Ferreira, 204. Confira a programação completa e garanta sua inscrição para as masterclasses acessando o site: https://bit.ly/2mZLNs8

Venha celebrar com a gente! 

0 Comentários

Cancel