Durante os meses de novembro e dezembro de 2019, aconteceu a Mostra Macunaíma de Teatro, na qual foram apresentados os processos investigativos vivenciados por alunos e professores ao longo do 2º semestre, todos pautados pelo tema: a ação e a relação. Realizada desde a fundação do Macu, a mostra chegou, em 2019, a sua nonagésima primeira edição, de acordo com os 45 anos completados pela escola. 

Na Mostra Macunaíma de Teatro são, portanto, abertas ao público as pesquisas cênicas dos alunos, que acontecem nos seis teatros que ocupam as unidades do Macu da Barra Funda e de Pinheiros. Neste último semestre de 2019, foram apresentados, no total, 61 espetáculos, sendo 49 deles referentes às turmas do Curso Profissionalizantes de Atuação, e, doze, das turmas do Curso Infantil de Teatro. Os espetáculos apresentados incluíram pesquisas sobre autores e obras clássicas e contemporâneas e até mesmo criações coletivas.  

Mostra: A ação e a relação

Temos que aprender a resguardar coletivamente o trabalho comum. Aprender isso significa reeducar-se como ser humano e como artista. Um pintor pinta em casa e não depende de ninguém. Um cantor depende do maestro, e o ator dramático depende de seu parceiro de cena. 

K. Stanislávski

A citação de Stanislávski reproduzida acima sinaliza a importância do tema norteador dos processos de investigação apresentados na 91ª Mostra Macunaíma de Teatro, ao enfatizar o caráter relacional que distingue o trabalho da atuação cênica. Por outro lado, muito se ouve dizer que o teatro é uma arte coletiva, cuja essência reside na cooperação entre seus pares. Afirmação esta que, portanto, já se estabeleceu como um lugar comum entre as definições sobre o fazer teatral e suas especificidades. Porém, o que ainda carece de questionamento é o como fazer isso, ou seja, quais são os métodos e/ou procedimentos para o desenvolvimento de processos em que a prática esteja também pautada por descobertas derivadas dessa teorização.  

Foi pensando nisso que a coordenação e a direção do Macu propuseram, como estímulo para a elaboração dos projetos do semestre, a seguinte pergunta investigativa: “Como despertar o impulso da ação numa relação?” Esta questão que, como tal, tem por objetivo nos colocar no movimento de busca por respostas ou, ao menos, por outras formulações e questionamentos, se propôs mobilizar a criação de ações com atenção especial à capacidade que as relações têm de impulsioná-las, fomentá-las ou transformá-las.

Ainda no que se refere à pesquisa sobre as Ações Físicas, segundo Konstantin Stanislávski, e à promoção do processo de formação continuada dos professores do Macu, foi também realizada uma vivência teatral coordenada por Michele Almeida Zaltron, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2016) e uma das mais proeminentes estudiosas das teorias e práticas stanislavskianas. Intitulada Laboratório de Criação – Um Experimento sobre as Ações Físicas, esta atividade objetivou uma experiência cênica com foco no aprofundamento dos estudos sobre um dos mais importantes enunciados de Stanislávski: as Ações Físicas. 

Todas as pesquisas realizadas em torno do tema a ação e a relação, do ponto de vista docente e discente, puderam ser acompanhadas durante a 91ª Mostra Macunaíma de Teatro. No entanto, ainda que as apresentações marquem um momento muito especial e prazeroso para professores e alunos, elas são capazes de expressar somente em partes a riqueza do processo de aprendizagem vivenciado em sala de aula. Pois é na superação diária das diferenças que o exercício coletivo exige e nos desafios da cooperação do trabalho em equipe que se observa as potentes conquistas de nossos alunos. 

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