Hoje, aqui, agora, como pela primeira vez: resgatamos no nosso primeiro Caderno de Registro Macu um tema que sempre estará presente em nosso ofício como artistas do teatro: Aprendizagem em grupo e criação teatral.

O registro feito pelo professor Lineu Carlos Constantino (in memoriam) nos coloca frente a frente com a origem e as possibilidades de caminhos para enfrentarmos as dificuldades do trabalho de criação em grupo. Esse fantasma que nos assombra e por vezes nos faz querer desistir existe desde que o homem é homem, desde que teatro é teatro. Ou seja, os conflitos que pensamos acontecer só com a gente ou só entre os artistas do nosso grupo, são mais comuns do que pensamos e já eram uma preocupação e também objeto de pesquisa e reflexão do mestre Stanislávski.

Se tais conflitos e enfrentamos do trabalho em grupo fazem parte da natureza humana e da criação no teatro, é importante que façamos as seguintes perguntas:

Como estimular a minha criatividade?

O que é ética e disciplina no teatro?

Qual é o papel do Diretor-Professor?

Por compreender as categorias dos processos grupais?

Com uma seleção muito sensível de importantes referências bibliográficas sobre o assunto e uma linguagem próxima da nossa realidade, seremos capazes de refletir nossas ações e modo como construímos nossas relações dentro do nosso grupo em nossos processos criativos. No Sistema de Stanislávski as questões éticas são fundamentais para a comunicação e compreensão na vida e na arte:

“A ética artística deverá estar em concordância com a natureza, caráter e propriedades da vontade criativa e do talento. Ambos são, antes de mais nada, características da paixão, do entusiasmo e do caminho para a ação criativa (Stanislavski, 1994).”

No caminho para a ação criativa é possível que você se conheça e se respeite como indivíduo na construção de um coletivo forte e atuante. Abrir espaço para a escuta e transformar o caos e as crises em materiais para impulsionar a expressão artística. Conheça a matéria na íntegra e registre sua opinião.

 

0 Comentários

Cancel