Hoje, aqui, agora, como pela primeira vez: resgatamos no nosso primeiro Caderno de Registro Macu um tema que sempre estará presente em nosso ofício como artistas do teatro: Aprendizagem em grupo e criação teatral.

O registro feito pelo professor Lineu Carlos Constantino (in memoriam) nos coloca frente a frente com a origem e as possibilidades de caminhos para enfrentarmos as dificuldades do trabalho de criação em grupo. Esse fantasma que nos assombra e por vezes nos faz querer desistir existe desde que o homem é homem, desde que teatro é teatro. Ou seja, os conflitos que pensamos acontecer só com a gente ou só entre os artistas do nosso grupo, são mais comuns do que pensamos e já eram uma preocupação e também objeto de pesquisa e reflexão do mestre Stanislávski.

Se tais conflitos e enfrentamos do trabalho em grupo fazem parte da natureza humana e da criação no teatro, é importante que façamos as seguintes perguntas:

Como estimular a minha criatividade?

O que é ética e disciplina no teatro?

Qual é o papel do Diretor-Professor?

Por compreender as categorias dos processos grupais?

Com uma seleção muito sensível de importantes referências bibliográficas sobre o assunto e uma linguagem próxima da nossa realidade, seremos capazes de refletir nossas ações e modo como construímos nossas relações dentro do nosso grupo em nossos processos criativos. No Sistema de Stanislávski as questões éticas são fundamentais para a comunicação e compreensão na vida e na arte:

“A ética artística deverá estar em concordância com a natureza, caráter e propriedades da vontade criativa e do talento. Ambos são, antes de mais nada, características da paixão, do entusiasmo e do caminho para a ação criativa (Stanislavski, 1994).”

No caminho para a ação criativa é possível que você se conheça e se respeite como indivíduo na construção de um coletivo forte e atuante. Abrir espaço para a escuta e transformar o caos e as crises em materiais para impulsionar a expressão artística. Conheça a matéria na íntegra e registre sua opinião.

 

1 Comentário

Cancel

  1. Gustavo Bezerra Souza da Silva

    Esse artigo é muito interessante de ser lido por quem quer ser um artista tanto no teatro, musica, artes plasticas ou como um poeta. O maior problema a ser enfrentado é o ego, fui aluno do macunaima a 4 anos atrás me formei e hoje 4 anos após a minha saida eu percebi um coisa logo após refletir muito, os alunos “artistas” estão muito encantados pela midia digital, e claro por inflar o seu ego, e tinha alunos que atrapalhavam a criação do outro colocando suas vontades proprias acima do valor da criação e do trabalha em grupo, e isso é triste, o ser humano hoje em dia ta muito focado em ser o centro das atenções seja para os pais ou para os amigos ou professores, achando que iram ser convidados a entrar em uma companhia ou teste, e esquece do coletivo, pois eu não fazia a peça sozinho eu não era um ator solo e sim em companhia junto com o professor que não quwria ser grosseiro ou estupido com o aluno mesmo sabendo que as vezes era o certo pra ele acordar pra vida e sair da bolha e começar a criar com o grupo.
    As artes cénicas é a arte mais complexa pois lida com o ser humano interno e externo e se você não tiver nimguem você não faz a arte e sim um stand-up.