O “tema da mostra”, como ficou conhecido entre professores e alunos, é um enunciado gerador de investigações, que tem por objetivo fomentar os processos criativos em sala de aula. A cada semestre, um novo tema é lançado pela escola a seu corpo docente, o qual tem a tarefa de criar um projeto de pesquisa a ser desenvolvido com suas turmas de Interpretação Teatral.

O Macu já cultiva essa prática há alguns anos, e os anunciados já foram muitos. Para este primeiro semestre de 2017, o tema proposto foi: “A minha, a sua, a nossa pesquisa!” Provocação que está relacionada a um dos princípios pedagógicos do Macu e alude ao ideário da construção conjunta do conhecimento, o qual é tecido pelos saberes individuais que compõem cada coletivo.

Os temas também são pensados de modo a incentivar a investigação dos alunos sobre assuntos que se acredita importantes para sua formação enquanto seres sociais e artistas. Nesse sentido, uma das proposições de pesquisa deste semestre foi dar continuidade a um dos principais objetivos do Macu ao longo das últimas quatro décadas: o aprofundamento do Sistema Stanislávski.  

A questão central lançada juntamente com o enunciado “A minha, a sua, a nossa pesquisa!” foi: “Qual é o seu Sistema Stanislávski?” A partir dessa pergunta e em diálogo com os alunos, cada professor elaborou o ponto de partida de sua pesquisa, tomando como referência um material teórico de ou sobre Stanislávski. Ao observar as necessidades artísticas e pedagógicas de cada turma, os professores puderam definir quais aspectos do Sistema fazia sentido serem abordados nesse momento da formação de seus alunos.

Cada um desses projetos se revela em uma criação artística apresentada na 86ª Mostra de Teatro do Macu, que teve início no dia 09 de junho. Todas as investigações propostas e suas reverberações práticas são partilhadas entre alunos, professores e interessados em geral. Para acompanhar a programação completa das apresentações, acesse o nosso site: http://www.macunaima.com.br/

0 Comentários

Cancel