No dia 13 de abril, o professor André Haidamus e sua turma de Interpretação Dramática, um grupo de artistas em formação do PA4 e PA5, propuseram a abertura de seu processo de criação. Processo esse que se desenvolve a partir da obra Édipo Rei, de Sófocles, e que será apresentado na 88ª Mostra de Teatro do Macu, cujo tema central é: A Minha, a Sua, a Nossa Pesquisa.

Essa ação pedagógica foi dividida em atividades complementares e teve início com uma Mostra de Cenas. A partir dos diálogos e conexões com a obra de Sófocles, foram apresentadas algumas criações dos alunos, que exploraram teatralmente os principais eixos de investigação desse coletivo.

Composta também pela partilha do registro audiovisual das aulas, a ação contou ainda com um seminário intitulado A Tragédia na Contemporaneidade, que teve a participação de duas pesquisadoras do tema: Nicole Oliveira e Paola Zamariola.  

Sem dúvida, as atividades foram marcadas pela intensa troca de conhecimentos e se configurou como um momento muito rico de aprendizado para os alunos presentes, que lotaram o Teatro 4 do Macu.

Sobre as palestrantes

Nicole Oliveira, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes – ECA/USP na área de Teoria e Prática do Teatro, com pesquisa intitulada: Encenações do Trágico na Contemporaneidade. Atua como dramaturga no coletivo [pH2]:estado de teatro, sendo autora dos espetáculos Mantenha Fora do Alcance de Crianças e Stereo Franz. É arte-educadora na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Paola Lopes Zamariola, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes – ECA/USP. Investiga a cena latino-americana contemporânea, com ênfase em projetos que envolvem práticas artísticas e pedagógicas. Artista criadora do [pH2]:estado de teatro desde 2007, onde desenvolveu trabalhos como atriz, diretora e diretora de arte. A partir de 2016, passa a fazer parte do corpo editorial da revista Aspas.

0 Comentários

Cancel