Ainda no mês de janeiro, a equipe do Macunaíma, professores, coordenação e direção da escola, se preparava para o retorno das atividades letivas, que tiveram início no dia 03 de fevereiro de 2018. E, como em todo começo de semestre, a Semana de Planejamento marca esse reencontro, que é também um momento importante para se projetar um novo caminho, recheado de desafios e aprendizados.

 

Ativando as energias psicofísicas

Coordenada por Mirim Magalhães, uma palestra/meditação fez parte das atividades da Semana de Planejamento do Macu. Miriam estudou na Índia, na Oneness University, e também é membro da One World Academy (OWA), fundada por Krishnaji and Preethaji em 2009.

Entre outros temas, Mirim destacou a expansão da consciência, que definiu como a conexão profunda com tudo que nos rodeia. Ela também falou da limitação do ser, sobre o que se usou de uma fábula para explicar. Uma águia criada por galinhas acreditava que não podia voar até se ver em uma situação tal que, mesmo insegura e com medo, foi lançada ao voo. Naquele instante, a águia então se lembrou de quem era, abriu suas asas e se entregou ao vento.  

Exercícios medicativos ainda foram propostos por Mirim, como a prática do “Sou sim”, que consiste em seis etapas e tem por objetivo focalizar uma intenção. Em cada uma dessas etapas são trabalhados ciclos de respiração, e alguns deles são acompanhados da emissão de sons ou da ativação da imaginação. Como essa, outras práticas procuraram estimular as energias psicofísicas, integrando mente e corpo.

 

Projetando o novo

A palavra meditar, que tem sua origem no latim meditari, entre outras acepções, significa fazer um plano cuidadoso ou projetar alguma coisa. Tal prática, cujos objetivos variam de acordo com seu contexto, presta-se também a focalizar a atenção de seu praticante.

Como se vê, não foi por acaso a escolha de uma palestra/meditação para compor as atividades da Semana de Planejamento do Macu. “Focalizar a atenção” e “projetar” é o par combinado que se pretendeu ser trabalhado, a fim de que todos se preparassem para um novo e intenso semestre.

0 Comentários

Cancel