Uma publicação semestral do Teatro Escola Macunaíma, seu nome, Caderno de Registro Macu, tem origem na proposta pedagógica da escola e no hábito da documentação reflexiva dos processos de ensino-aprendizagem. De acordo com o título, a ideia desta publicação é registrar a produção de conhecimento e a pesquisa realizada pela equipe da escola, bem como por nossos colaboradores, contribuindo para o debate sobre a prática teatral e a docência em teatro.

Histórico

Ao longo dos anos, o Macu tem investido intensamente na pesquisa sobre o Sistema Stanislávski e nas suas diferentes abordagens metodológicas, mediadas sempre pela relação pedagógica que caracteriza uma escola de teatro. E a ideia da publicação surgiu, assim, do interesse em organizar e documentar essas investigações, bem como pela vontade de partilhá-las com um maior número de pessoas, principalmente, torná-las acessíveis aos nossos alunos, futuros atores profissionais, e aos pesquisadores de teatro em geral. Comemorando sua décima edição, o Caderno de Registro Macu sofreu várias alterações com o passar dos anos, como o acréscimo de seções e um substancial aumento de páginas. Lançado em 2012, ele contava majoritariamente com a colaboração do corpo docente da escola, o que também se modificou com o tempo, já que a publicação foi se abrindo para a contribuição de outros pesquisadores.

 

Perfil

Visando à socialização do material artístico e pedagógico produzido no Macu e a complementação da formação de nossos alunos, sempre há um espaço dedicado às pesquisas sobre o “tema da mostra”, um projeto elaborado pela escola para fomentar e guiar os processos criativos do semestre, na busca por uma unidade entre seu coletivo docente e discente. Artigos voltados à arte da atuação e ao aprofundamento do Sistema Stanisláski também fazem parte da pauta de nossa publicação. A cada semestre, o Caderno de Registro Macu conta ainda com a colaboração de um professor, que relata sua experiência de criação com uma turma de Interpretação Dramática. Além disso, há entrevistas com artistas de relevante importância no cenário teatral e seções especiais de caráter didático, que se configuram como referências de estudo para nossos alunos sobre determinadas disciplinas, como História das Artes Cênicas e Teoria da Interpretação.

 

Uma nova versão do Caderno de Registro

A maioria das publicações de caráter científico tem aderido ao formato digital. Com o objetivo de aumentar a visibilidade e o impacto da produção de conhecimento, bem como de contribuir com sua democratização por meio do acesso livre e seguro, cada vez mais se tem optado pela veiculação de conteúdos pela internet. Por isso, o Caderno de Registro Macu passa também a contar com uma plataforma online, que possibilitará a pesquisa, a leitura e a transferência para o computador de todas as suas edições na íntegra (clique aqui para baixar todos os cadernos). Acreditamos que, dessa forma, ampliaremos o acesso à nossa publicação, que estará disponível não só aos nossos alunos, mas aos interessados em geral. A partir de agora, todas as suas edições serão disponibilizadas no blog na categoria Pesquisa Teatral. Confira e boa leitura!

Botão baixar cadernos Macunaíma agora

0 Comentários

Cancel