As comemorações dos 10 anos do Café Teatral começaram em grande estilo e com a presença de uma artista que traz em sua bagagem mais de 40 anos de experiência em teatro: Ana Maria Amaral.

O primeiro encontro do Café Teatral, realizado em 2009, foi proposto com o objetivo de proporcionar aos alunos um momento de reflexão sobre o fazer artístico, a pedagogia teatral e outros assuntos de comum interesse entre alunos e professores do Macu.

De lá para cá, muitos foram os debates sobre os mais variados temas, que acontecessem em um ambiente especialmente preparado pela professora Marcia Azevedo, organizadora do Café Teatral desde suas origens.

Fazendo jus a esse momento de celebração, a presença de Ana Maria Amaral foi marcada por um clima festivo, que contou também com a participação de seus parceiros de trabalho e, entre eles, alguns de nossos professores.

Na ocasião, trechos dos espetáculos dirigidos pela premiada Ana Maria foram exibidos, e alguns bonecos foram disponibilizados para a manipulação, proporcionando aos presentes uma real aproximação à pesquisa e ao trabalho do grupo CASULO.

Há ainda que se destacar o caráter histórico desse encontro, dada a presença de uma das maiores artistas brasileiras, que muito contribuiu para os estudos cênicos e artísticos em geral.

Sobre a convidada do Café Teatral

Ana Maria Amaral é professora aposentada de Teatro de Animação do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e desenvolve suas pesquisas sobre o teatro de sombras, bonecos, objetos, máscaras e formas. Criou o grupo CASULO e ganhou diversos prêmios por suas produções, entre eles: Mambembinho (1977), com Fantoches e Fantolixos; Governador do Estado e Mambembe (1978), com Palomares; e APC (1985), com Zé da Vaca. Participou de alguns festivais internacionais de teatro no México, Montevidéu e em Teerã, fez parte do Comitê Executivo da União Internacional de Marionete no período entre 1980/84 e é a primeira doutora brasileira nessa área. Tem publicados os livros: Teatro de Formas Animadas (Edusp, 1991), Teatro de Animação (Ateliê, 1997) e O Ator e Seus Duplos (SENAC/Edusp, 2002).

0 Comentários

Cancel