RECEBE ALINE FILÓCOMO, FERNANDA STEFANSKI E JANAINA LEITE

As comemorações dos dez anos do Café Teatral não param, e as convidadas deste semestre foram Aline Filócomo, Fernanda Stefanski e Janaina Leite. Dando continuidade ao tema que tem norteado esses encontros comemorativos, Aline e Janaina, que hoje participam de importantes grupos de teatro de São Paulo e contam com muitos trabalhos artísticos, são ex-alunas do Macu.  

Personagem: Um Estudo Sobre Sinônimos

O encontro do Café Teatral de setembro, que teve como mote a Personagem: Um Estudo Sobre Sinônimos, recebeu Aline Filócomo e Fernanda Stefanski, que falaram sobre sua atuação na Cia Hiato. Além de fundadoras da Hiato, grupo que já completa dez anos de existência, Aline e Fernanda são graduadas em Artes Cênicas pela ECA-USP.

Em sua partilha de experiências no Café Teatral, as atrizes pontuaram o potencial transformador do teatro quando pensado a partir de um eixo filosófico humanista. Para elas: “O Ator é um curador!” E, nesse sentido, o fazer teatral pode se configurar como um processo terapêutico, chegando mesmo a curar o corpo e alma de seus atuantes.

O Ator – Entre a Performance e a Atuação

Janaina Leite participou do encontro do Café Teatral de outubro falando sobre o tema de sua pesquisa: O Ator – Entre a Performance e a Atuação. Atriz formada pelo Macunaíma e pela Escola de Arte Dramática da USP, Janaina é também uma das fundadoras do Grupo XIX de Teatro, que desenvolve uma dramaturgia própria, partindo da intervenção e exploração de prédios históricos, como espaços cênicos.

Esse encontrou do Café Teatral também foi marcado pelo lançamento do livro da atriz no Macu, Autoescrituras Performativas: Do Diário à Cena, publicado pela Editora Perspectiva em 2017. Fruto da pesquisa de mestrado na ECA-USP de Janaina, Autoescrituras Performativas reflete sobre as formas de autorrepresentação e escrita autobiográfica na cena contemporânea, assunto tratado pela atriz no encontro do Café Teatral.

Dois encontros e uma mesma perspectiva

Tanto Aline Filócomo e Fernanda Stefanski quanto Janaina Leite falaram sobre uma perspectiva de atuação que coaduna vivências pessoais e ficção, resultando em espetáculos que revelam traços de uma experiência real criativamente trabalhada. Aline e Fernanda ainda comentaram sobre os processos da Cia. Hiato com não-atores, e Janaina, sobre suas investigações relacionadas à performance.

De acordo com os relatos dos alunos, tais formas de se abordar a personagem em diálogo com os ensinamentos stanislavskianos provocou uma amplitude de olhares para a aplicação do Sistema criado pelo mestre russo. E pode-se, portanto, dizer que a troca de conhecimentos entre as experientes atrizes e os estudantes da escola foi muita enriquecedora para todos os participantes.

0 Comentários

Cancel