O último Café Teatral do ano contou com a presença de um parceiro de longa data, René Piazentin, e fechou os encontros de 2017 em clima de intenso debate. Sob o título Entre o Texto e a Cena, o encontro aconteceu no dia 27 de outubro e teve a participação dos atores ainda em formação e de muitos ex-alunos da escola.

A ideia que pautou o encontro foi a de uma conversa sobre as diferentes possibilidades de interpretação teatral de uma obra. René abordou o tema da fidelidade ao universo do autor, considerando que ela pode se revelar em propostas estéticas bastante distintas. Ao se examinar uma criação cênica, René também pontuou a importância da diferença entre gosto pessoal e análise, pois, segundo ele:

“Podemos ‘gostar’ mais de determinado estilo de trabalho e reconhecer que a resolução cênica dele foi menos potente que a de outro, que não corresponde à nossa preferência primeira como ‘gosto’ pessoal. É importante sabermos respeitar linhas diferentes, processos diferentes, assim como buscar analisar resultados a partir da proposta de cada um, não do que faríamos no lugar dos criadores envolvidos.”

A conversa, que acabou transitando por vários assuntos, tocou na polêmica em torno das atuais ações de censura às artes e nas dificuldades em se fazer teatro no Brasil. A participação de alguns professores do Macu também enriqueceu as discussões, marcadas pela ativa troca de conhecimentos, como todos os encontros do Café Teatral, organizado pela professora Marcia Azevedo.

Café Teatral com René Piazentin

Uma parceria de dez anos

René Piazentin foi professor do Macunaíma de 2002 a 2012 e contribuiu para a formação de muitos de nossos ex-alunos. Bacharel em Artes Cênicas pela ECA/USP, com habilitação em Direção Teatral, René é também mestre e doutor pela mesma instituição. Desde 2009, atua como Orientador de Arte Dramática do TUSP – Teatro da USP – em São Paulo e, atualmente, é Professor Substituto nas Disciplinas Atuação e Performance, Corpo e Voz, e Jogos e Improvisação Teatral na Graduação em Artes Cênicas (Bacharelado e Licenciatura) do Instituto de Artes da UNESP. René é ainda fundador, diretor e dramaturgo da Cia. dos Imaginários da Cooperativa Paulista de Teatro.

0 Comentários

Cancel