O último Café Teatral desse semestre deu continuidade à proposta do Macunaíma e de sua organizadora, a professora Márcia Azevedo, de convidar ex-alunos do Macu para falar sobre seus trabalhos depois de formados. Os encontros anteriores contaram com a presença dos ex-alunos: Vanessa Candela, que abordou o tema da produção teatral, e Gabriel Taco, apresentador, narrador e ator, que falou sobre as possibilidades da atuação para teatro, cinema e televisão.

Já o convidado do mês de maio foi Henrique Reis, e ele tratou do assunto: O Ator em Dublagem. O dublador, também chamado de “ator de voz”, é quem cede a sua voz e interpretação, em idioma local, a uma ou várias personagens, a fim de substituir a voz dos atores ou dubladores originais. Seu campo de atuação é vasto, podendo trabalhar em filmes, séries, animações, documentários, programas de televisão etc. Suas falas são normalmente pautadas por um roteiro, traduzido e adaptado da obra original para o idioma local.

Devido ao grande sucesso que as séries produzidas pelos Estados Unidos e Europa têm feito entre o público brasileiro, principalmente entre os jovens, esse é um campo de atuação em plena ascensão. A dublagem se revela hoje uma profícua possibilidade de trabalho para os atores, que, por sua vez, tem se mostrado cada vez mais atraídos por essa área. Por isso, esse último encontro do Café Teatral desse semestre contou com a presença de Henrique Reis, um profissional da dublagem já experiente, que dividiu sua trajetória enquanto aluno formado pelo Macu.

Sobre o Convidado do Café

 

Henrique Reis é ator formado pelo Teatro escola Macunaíma, dublador profissional e fisioterapeuta. Atua em dublagem de filmes, séries, desenhos, games, novelas e realities. Recentemente fez parte do elenco de dublagem do filme Pantera Negra, da Marvel. Participou de montagens teatrais, curtas metragens e da pesquisa da professora Renata Kamla, “Um Olhar Através de… Máscaras: Uma Possibilidade Pedagógica” junto ao Cepeca (Centro de Pesquisa em experimentação Teatral do Ator), vinculado à ECA/USP.

0 Comentários

Cancel