Em outubro deste ano, o Centro Latino-Americano de Pesquisa Stanislávski – CLAPS – participou do Seminário Stanislávski, realizado no Teatro Poeira, no Rio de Janeiro, com o apoio, entre outras instituições, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

Uma iniciativa do Teatro Escola Macunaíma, o CLAPS é o primeiro e único centro latino-americano voltado às pesquisas sobre Stanislávski. Como consequência das investigações realizadas por seus idealizadores, este centro nasce do interesse em discutir e aprofundar o legado de Stanislávski, que cada dia mais tem motivado os estudos teatrais. O CLAPS tem como um de seus objetivos a busca por pares que procuram manter viva a herança do mestre russo, propósito comum à ideia de realização do Seminário Stanislávski.

Organizado pelas pesquisadoras Michele Almeida Zaltron e Tatiana Motta Lima, colaboradoras de longa data de nosso Caderno de Registro Macu, o Seminário Stanislávski surgiu do interesse em fomentar e disseminar o estudo sobre a obra stanislavskiana na atualidade. Realizado a cada dois anos, a edição de 2018 foi dedicada à comemoração dos 120 anos de fundação do TAM, em 1898,
bem como à memória dos oitenta anos de falecimento de Stanislávski e da publicação, na Rússia, do primeiro volume da obra O Trabalho do Ator Sobre Si Mesmo.

A partilha dos conhecimentos

Representando o Teatro Escola Macunaíma nesta segunda edição do Seminário Stanislávski, a professora Simone Shuba participou da Mesa de Debate O Trabalho do Ator Sobre Si Mesmo – Perspectivas – Stanislávski e Anatoli Vassíliev e apresentou sua fala com o tema A Memória, os Afetos e a Imaginação.

Shuba é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura Russa da FFLCH-USP, desenvolvendo sua pesquisa sobre a Memória Afetiva dentro do Sistema Stanislávski e sua relação com a Imaginação, e é autora de Stanislávski em Processo – Um Mês no Campo – Turguêniev, publicado, em 2016, pela Coleção Macunaíma no Palco da editora Perspectiva.
Também participaram do evento a coordenadora pedagógica do Macu, Debora Hummel, e o professor André Haidamus, que procurou registrar os estudos e materiais partilhados por pesquisadores de relevância no campo dos Estudos Literários e das Artes Cênicas. Toda essa documentação foi disponibilizado ao corpo docente da escola, no sentido de fomentar a prática em sala de aula a partir do acompanhamento das mais recentes investigações sobre os ensinamentos stanislavskianos.

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