Atuar é uma arte que encanta e não precisa partir de um dom, já que ela pode ser ensinada. A prática do teatro para as crianças ajuda a desenvolver o potencial criativo, trabalhando com a fala, respiração, postura corporal e habilidades de leitura. Tudo isto de forma lúdica e divertida.

Quer saber de que forma essa atividade pode despertar a criatividade no seu filho? Então continue a leitura deste artigo, descubra as técnicas mais utilizadas e de que maneira podem servir como uma ferramenta pedagógica para o desenvolvimento criativo.

Como o teatro ajuda a desenvolver o potencial criativo?

Primeiramente, devemos ressaltar a importância das artes cênicas para a sociedade. Por meio do teatro, conseguimos refletir sobre nossos próprios sentimentos e emoções.

Ao assistir uma peça, é possível entrar em contato com diferentes sensações, e aprender mais sobre a condição humana, o que também trabalha a empatia.

Agora imagine como deve ser a experiência de estar em cima de um palco e de todo o processo necessário para se chegar até ali. Assim como já mencionamos, não é necessário ter conhecimento sobre teatro para começar a atuar, basta ter interesse e estudar de verdade.

Os professores irão conduzir seu filho por meio de técnicas para identificar melhor suas competências e habilidades, fazendo com que se torne uma pessoa mais sensível e perceptível daquilo que o cerca. Consequentemente, terá mais desenvoltura, expansividade e sua criatividade fluirá de maneira mais livre.

Quais são as técnicas utilizadas?

Improvisação

Com atividades que trabalham o improviso, as crianças desenvolvem sua espontaneidade e, mais ainda, sua criatividade para lidar com o imprevisto. Assim, a capacidade de raciocínio rápido também se expande, fazendo com que consigam lidar com as situações do dia a dia de maneira mais flexível e eficaz.

Além disso, também é possível fazer com que se sinta mais confiante sobre suas ações, pois, aprendem a enfrentar situações inesperadas com fluidez e desenvoltura.

Uma criança ou adolescente encontrará mais facilidade nos estudos e nos seus relacionamentos, por exemplo, e desenvolverá projetos mais criativos, apresentando melhores resultados.

Expressividade corporal

A maneira com que uma pessoa se expressa diz muito sobre sua personalidade, daí a importância de estar ciente de seu corpo e como se posiciona frente ao outro. Uma boa postura pode ajudar (e muito) a passar uma imagem mais simpática e confiante.

Além disso, a linguagem não-verbal é uma ferramenta crucial no processo de comunicação. Aqui no Macunaíma seu filho irá desenvolver de maneira natural este conceito.

As crianças aprendem a se posicionar em grupo, bem como a de se dar conta do espaço que ocupam, sua consciência corporal também evolui e fica mais fácil interagir com naturalidade em diferentes ambientes e situações.

Trabalho de Voz

Saber falar diante de um público com calma e clareza nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, passo a passo, trabalhamos a potência vocal em consonância com as ações corporais para trazer mais vida e naturalidade.

Para atingir esse objetivo, técnicas de respiração, relaxamento, articulação das palavras, ressonância e ritmo são aplicadas para desenvolver as habilidades vocais. Tudo isto de maneira lúdica e muito divertida.

Dessa maneira, na medida em que essas qualidades são aperfeiçoadas, a timidez vai ficando de lado, dia a após dia. Sabemos, enquanto adultos, o quão importante é saber colocar suas ideias de maneira clara e objetiva, onde quer que você esteja, não é mesmo?

Pessoas que sabem se expressar bem, sejam elas crianças ou adultos, conseguem ter relações mais sólidas em todas as esferas da vida, além de serem mais bem-sucedidas em seus caminhos e escolhas.

 

O teatro é uma excelente ferramenta pedagógica

A prática teatral é uma excelente ferramenta para auxiliar a formação comportamental de uma pessoa, seja ela uma criança ou adolescente.

Ao ser utilizado como um instrumento pedagógico direcionado às crianças, o teatro auxilia na absorção de novos conhecimentos específicos que vão muito além do cotidiano escolar.

E então, percebeu como o teatro ajuda a desenvolver o potencial criativo? Conheça melhor todo o Curso Infantil do Macunaíma para o desenvolvimento do seu filho.

Até breve! 🙂

0 Comentários

Cancel