A cada novo semestre, os alunos da disciplina Interpretação Dramática vivenciam com seus professores um processo de criação teatral que é impulsionado por um tema apresentado pelo Macunaíma. Desde o ano passado, a escola tem proposto um enunciado globalizante, que abarca todos, sendo este: “A minha, a sua, a nossa pesquisa”.

Este enunciado, que tem por objetivo trazer à consciência o caráter coletivo da construção do conhecimento dentro de nossa instituição, se desdobra ainda em outros questionamentos. E, nesse sentido, a provocação lançada pelo Macu para as pesquisas docentes e discentes do 1° semestre de 2018 foi: Quais são os questionamentos para se descobrir o Sistema Stanislávski?

A partir dessa pergunta, cada professor estabeleceu um foco de investigação, tendo em vista as inquietações expressas por suas turmas. Os focos de investigação extraídos do coletivo de alunos foram traduzidos em um projeto, elaborado com base nas principais etapas de criação apresentadas por Stanislávski: A Busca, Vivência, Encarnação e Impacto.  

A pesquisa de cada uma dessas etapas se concretizou durante o processo de criação, sendo que A Busca, Vivência e Encarnação foram experienciadas na sala de ensaio, durante o período letivo. Já a última dessas etapas, o Impacto, se volta à comunicação do artista e, por isso, exige a presença do espectador.

O Impacto, que dá continuidade à pesquisa pedagógica de professores e alunos, é portanto a etapa em que se pode experienciar a real potência de comunicação da criação. Esse momento do encontro com o outro, em que reside o objetivo primeiro e último do teatro e da arte em geral, se revela nas apresentações da 88ª Mostra de Teatro do Macu, que acontecem entre os meses de junho e julho de 2018, nas unidades Marechal e Butantã.  

 

0 Comentários

Cancel