GRUPO DE ESTUDOS SOBRE DEMÍDOV:

UMA PROPOSTA DE APROFUNDAMENTO DOS PROFESSORES DO MACU

Paralelamente às reuniões pedagógicas, que acontecem todas as sextas-feiras, os professores do Macu, neste semestre, também estão dedicados ao Grupo de Estudos Sobre Demídov. Conduzido pela professora Marcela Grandolpho, este grupo tem por objetivo aprofundar os conhecimentos sobre o trabalho de Demídov, relacionando-o com a prática em sala de aula.

A convite do professor Andrei Malaev-Bábel e representando o Teatro Escola Macunaíma, Marcela integrou a primeira edição da International Demídov Summer School, realizada em julho de 2017 na Rússia. Marcela é hoje uma das poucas brasileiras formada na técnica de Demídov e autorizada a ensiná-la, sob a supervisão de Andrei.

O próprio Andrei Malaev-Bábel também esteve no Brasil este ano, em visita inédita viabilizada pelo Teatro Escola Macunaíma, para a realização de uma conversa com os alunos e de um workshop sobre a pedagogia de Demídov voltado ao aperfeiçoamento de seu corpo docente. Professor da Florida State University (FSU), da New College of Florida e chefe do Departamento de Atuação da FSU/Asolo Conservatory for Actor Training, Andrei tem dedicado os últimos anos da sua carreira a pesquisar, ensinar e disseminar pelo mundo a técnica de Demídov.

 

Demídov e a idea do grupo de estudos

Nikolai Demídov trabalhou ao lado de Stanislávski por mais de 30 anos e foi um dos professores originais de seu sistema. A técnica de Demídov tem suas bases nos ensinamentos e práticas de Stanislávski, mas no que concerne ao treinamento do ator, desenvolve-se de modo um pouco diferente.

A proposta do Grupo de Estudos Sobre Demídov é a de retomar os études propostos por Andrei no workshop ministrado no Macu, ao mesmo tempo em que objetiva criar novos exercícios, que são experimentados e discutidos pelos professores. As atividades são coordenadas pela professora Marcela Grandolpho, mas todos os participantes têm a liberdade para propor e, assim, construir esse espaço coletivamente.

O grupo visa ainda à leitura de alguns capítulos do livros sobre Demídov, no sentido da fundamentação teórica das experimentações práticas. E sua ideia central é não perder de vista o cotidiano da sala de aula, procurando sempre pensar em formas de potencializar o aprendizado dos alunos do Macu.

 

0 Comentários

Cancel