Entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro de 2019, se concentrarão as atividades do I Seminário Stanislávski em Ação: Um Olhar Investigativo Sobre o Sistema, realizado pelo Teatro Escola Macunaíma. Esse evento pretende, pela primeira vez, apresentar e debater a prática pedagógica do Macunaíma, revelando a pesquisa sobre o Sistema Stanislávski no processo de formação continuada de seus professores. A partir dos estudos realizados nas reuniões pedagógicas e da prática em sala de aula ao longo de 2018, o objetivo do I Seminário Stanislávski em Ação: Um Olhar Investigativo Sobre o Sistema é criar diálogos entre as práticas do pedagogo e a formação do ator, tendo em vista novos olhares sobre as teorias stanislavskianas.

Toda a sua programação é gratuita e aberta aos alunos do Macunaíma, bem como aos interessados em geral, estudantes, professores e pesquisadores de teatro. Para participar das atividades, é necessária inscrição prévia por meio do preenchimento e envio de formulário até o dia 25/01/2019. Haverá entrega de certificado ao final do evento. #seminariomacu

Programação

O evento contará com várias atividades, como instalações, mesas de debate, workshops, intervenções e apresentações teatrais, que acontecerão, em sua maioria, na Unidade Macu Barra Funda, localizada na Rua Adolfo Gordo, 238. A abertura será marcada por uma Instalação Visual, “Trajetórias da Criatividade Artística em Registro”, idealizada por Silvia de Paula, e pela palestra “Stanislávski e a Arte do Vivo”, a cargo da pesquisadora Simone Shuba.

Mesas reflexivas e de relato de experiência abordarão os temas: “A Prática do Étude no Processo Criativo do Ator”, “Quais São os Questionamentos para se Descobrir o Sistema Stanislávski?”, “O Que É Importante Desenvolver para se Conquistar o Estado do ‘Hoje, Aqui e Agora’ no Teatro?”, “O Poder do ‘Hoje, Aqui, Agora’ no Sistema Stanislávski” Enquanto atividades práticas, serão ainda realizados três workshops, com dois dias de duração cada.

Além das intervenções, o evento contemplará a apresentação das peças Trágico Bicho-Homem, A História das Mexericas Que Com Sal Ficam Doces e Diálogos Sobre o Nada, este último na Unidade Macu Campinas. Os espetáculos serão seguidos por relatos sobre o processo de criação, que contarão com a presença dos diretores-pedagogos André Haidamus e Felipe Rocha, bem como dos estudantes-atores envolvidos.

A programação completa do evento e o formulário para inscrição das atividades podem ser acessados por meio do link: http://www.macunaima.com.br/seminariomacu/

0 Comentários

Cancel