A mais nova edição do Caderno de Registro Macu acaba de ser lançada! Uma publicação semestral do Teatro Escola Macunaíma, seu nome tem origem na proposta pedagógica da escola e no hábito da documentação reflexiva dos processos de aprendizagem. Desde 2012, esta publicação tem abordado as mais recentes descobertas sobre o Sistema Stanislávski, bem como documentado a pesquisa realizada pelos professores e alunos da escola. Além disso, o Caderno de Registro também procura trazer assuntos de interesse geral relacionados à arte do teatro e à pedagogia teatral.

Em sua 14ª edição, duas são as novidades: as seções Memorial e Gêneros e Formas Teatrais. A primeira pretende resgatar a história da escola, que completa seus 45 anos de existência, a partir de relatos dos professores que passaram pelo Macu, como Carminda Mendes André, professora doutora aposentada do Instituto de Artes da UNESP e referência nos estudos sobre arte-educação, e Ceres Vittori Silva, professora doutora da UEL no Departamento de Música e Teatro e especialista em dramaturgia e expressão corporal, que resgatam este momento de suas carreiras, entre as décadas de 1980 e 1990.

Já a seção  Gêneros e Formas Teatrais traz uma fala de Ana Maria Amaral no encontro do Café Teatral realizado em agosto de 2018 sobre o Teatro de Formas Animadas e um artigo do professor doutor da ECA-USP Felisberto Sabino da Costa sobre as possíveis articulações entre teatro e música. Além das novidades, esta edição conta também com suas seções habituas, como O Aluno na Profissão, em que Aline Filócomo e Janaina Leite apresentam suas pesquisas e trabalhos; Pesquisas do Macu, em que o professor André Haidamus fala da participação do Macunaíma no Seminário Stanislávski – Ano II; e Minha Vida na Arte, em que a professora Rafaela Cassol presta sua homenagem a Antunes Filho.

Ainda se destaca desta edição a Entrevista Com Nair D’Agostini – Ser Pedagoga em Diálogo Com a Tradição Russa, realizada pelo professor mestre Paco Abreu com uma das mais importantes estudiosas das teorias e práticas stanislavskianas e autora de Stanislávski e o Método de Análise Ativa: A Criação do Diretor e do Ator (Perspectiva / CLAPS, 2018), e a seção Cenas do Macu, composta pelo precioso acervo iconográfico da professora doutora Carminda Mendes André, que registra sua passagem pelo Macunaíma como aluna e professora. Esta e as demais edições do Caderno de Registro Macu  podem ser acessadas em: https://www.macunaima.com.br/cadernos-de-registro/

0 Comentários

Cancel