Foi recentemente lançada a décima quinta edição do Caderno de Registro Macu, publicação semestral que tem como objetivo documentar as pesquisas sobre Stanislávski, bem como assuntos de interesse à pedagogia e à arte teatral. 

I Seminário Stanislávski em Ação: Um Olhar Investigativo Sobre o Sistema 

Este número abre com um material muito especial para a equipe do Macu: uma síntese do I Seminário Stanislávski em Ação: Um Olhar Investigativo Sobre o Sistema, evento que, pela primeira vez, se propôs a apresentar e debater a prática pedagógica do Macunaíma. O arquivo, que se configura como um dossiê, documenta algumas das mesas que integraram a programação do seminário, sejam elas para a reflexão sobre temas específicos ligados ao Sistema Stanislávski ou para a troca de experiências sobre os processos criativos desenvolvidos por professores e alunos do Macu. Há também um olhar sobre os workshops realizados em diálogo com o tema do evento. 

Mitos e Verdades de Stanislávski

A seção Stanislávski em Foco traz uma fala de Elena Vássina, professora do Curso das Letras Russas da FFLCH-USP, em um dos encontros do Chá com Stanislávski organizado pelo Macunaíma para o lançamento do Centro Latino Americano de Pesquisa Stanislávski – CLAPS. Intitulada “Mitos e Verdades de Stanislávski”, sua fala, transcrita e editada para a publicação, apresenta e discute alguns mitos criados em torno do mestre russo em sua recepção brasileira, apontando as motivações de tais interpretações.  

Os Dez Anos do Macu Campinas 

Memorial documenta os dez anos da unidade Macu Campinas. Um relato do professor Felipe de Menezes recompõe esta história desde os primeiros passos de um projeto que vem rendendo bons frutos até hoje. A seção ainda é composta por um inventário, que marca todas as montagens realizadas pelas turmas da unidade, e por sensíveis depoimentos de alunas e professores que passaram pela escola. 

Outras Seções

Esta edição do Caderno de Registro Macu apresenta também a seção Em Processo, que resgata o Projeto Poético Pedagógico Globalizante – PPPG, elaborado pela professora doutora Renata Kamla, revelando uma proposta que durante algum tempo fez parte da reflexão sobre os processos criativos desenvolvidos no Macunaíma. Minha Vida na Arte presta sua homenagem ao diretor Francisco Medeiros com a republicação de uma reportagem do jornalista e crítico Valmir Santos sobre a trajetória deste grande mestre. E, para fechar, na seção Resenha, a pesquisadora cubana Yana Elsa Brugal destaca a obra de Nair D’Agostini, Stanislávski e o Método de Análise Ativa – A Criação do Diretor e do Ator, lançada no ano de 2018, em uma parceria entre a editora Perspectiva e o Centro Latino Americano de Pesquisa Stanislávski. Não deixe de conferir e boa leitura!

0 Comentários

Cancel