A princípio, o lançamento da décima oitava edição do Caderno de Registro Macu chegou.

Dessa maneira, o número agora publicado é especialmente dedicado à experiência histórica de adaptação dos processos artístico-pedagógicos do Macu para o ambiente virtual.

Antes de mais nada, desde o início do isolamento em decorrência da pandemia causada pela COVID-19, a equipe da escola decidiu coletivamente por colaborar com o afastamento social.

Ao mesmo tempo, nos pareceu de extrema importância dar continuidade às aulas, que passaram a acontecer em outro formato. A partir de então, temos pensado nosso projeto pedagógico online na perspectiva do desenvolvimento do ator sobre si mesmo.

E isso porque acreditamos que ela anteceda a relação palco/plateia e transcenda a presença física. Deste modo, não estamos ignorando a condição em que nos encontramos, mas investigando procedimentos com foco na continuação do processo formativo de nosso corpo discente.

Tema: O Despertar Para uma Consciência Planetária

Para tanto, mantivemos a eleição de um tema a ser investigado, o qual se desdobra na construção de um projeto e orienta as práticas criativas. O tema do segundo semestre de 2020 foi inspirado no pensador e sociólogo francês Edgar Morin, que teceu profundas reflexões sobre a educação. E, após algumas elaborações, o enunciado O Despertar Para uma Consciência Planetária fixou-se como um guia para os processos do semestre.

Em nosso projeto, alguns despertares foram evidenciados. Entre eles: tomadas de consciência conceituais e práticas dos princípios do Sistema Stanislávski enquanto questões éticas e humanas. E, a fim de contemplar este objetivo, os processos criativos foram divididos em etapas, conforme sugeria o próprio mestre russo. Sendo estas: Busca, Vivência, Encarnação e Impacto.

As etapas dos processos

A primeira etapa, a Busca, se define pela análise dos desejos coletivos em diálogo com o tema a ser investigado. É o primeiro passo para a construção de uma unidade a partir dos quereres individuais e para a localização do material poético capaz de revelá-los. A Vivência é o momento de encontro com a obra. Além disso, é nesta etapa que nos aproximamos de seu contexto de escrita, que estudamos o universo do autor e que levantamos as Circunstâncias Propostas.

Já a Encarnação marca a síntese entre o que se expressa na obra e a criação do ator a partir de si mesmo. Nesta etapa, o papel deixa de ser um esboço literário e ganha vida, a vida de um espírito humano. O processo de Impacto, por sua vez, consiste na recriação de todas as experimentações diante dos espectadores. Assim, ele conclui a tarefa final da arte, que é a comunicação do artista com o público pelas imagens cênicas.

Para complementar estas etapas, realizamos também uma abertura de processo. Este é um procedimento artístico-pedagógico, e além disso consiste no encontro entre diferentes turmas e períodos para compartilharem e trocarem reflexões sobre suas criações e aprendizagens. Ela também se configura com um importante momento de parada, de avaliação dos caminhos já percorridos, para a projeção de novas trajetórias.

As seções e os despertares

Em primeiro lugar, grande parte destes processos de criação está agora documentada nos artigos que compõem a décima oitava edição do Caderno de Registro Macu. As reflexões estão divididas por seções, conforme seus enfoques: O Despertar Pelo Corpo, O Despertar Pelo Texto, O Despertar Pelo Processo, O Despertar Pela Criação. Mas, apesar das diferentes abordagens, todos os artigos contemplam as etapas criativas aqui citadas e se aproximam em muitos outros aspectos.

Este foi um projeto, sem dúvida, arrojado! Seus múltiplos desdobramentos pretenderam estimular nossos alunos e alunas a terem concepções e posturas cientes de suas responsabilidades como integrantes do meio social. Este ponto de chegada, também exposto em nosso projeto, tange à utopia. Mas, como acreditamos, felizes as nações e gerações que ainda são por elas alimentadas, pois as utopias são capazes de deslocar o irremovível!

Não deixe de conferir! E boa leitura!

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