Ainda em dezembro de 2020, foi lançada a décima sétima edição do Caderno de Registro Macu, publicação semestral que tem por objetivo documentar as pesquisas sobre Stanislávski, assim como assuntos de interesse à pedagogia e à arte teatral. Este número da marca, sem dúvida, um momento histórico, não só para a escola, assim como para o fazer teatral e a pedagogia em teatro.

Desde o início do isolamento em decorrência da pandemia causada pelo Covid-19, a equipe do Teatro Escola Macunaíma, direção, coordenação e professores, decidiu, coletivamente, por colaborar com o afastamento social e, ao mesmo tempo, manter as aulas em outro formato. E, na busca por privilegiar o processo de aprendizagem de nossos alunos, todo o planejamento pedagógico do Macunaíma foi adaptado, de modo a ainda assim esta transposição lhes proporcionasse novos conhecimentos.

Este processo, na verdade, se configurou como de ensino e aprendizagem, pois acreditamos ter ensinado bastante, bem como aprendido muito com a busca por estratégias que os estimulassem criativamente em seu ambiente doméstico. E, por esta razão, este é o tema que pauta, de modo geral, os assuntos abordados nesta edição do Caderno de Registro Macu.

A experiência de transposição para o online

O Dossiê 1ª Mostra Investigativa Macunaíma Online abre com um artigo da doutoranda de LETRA da FFLCH/USP, Daniela S. T. Merino, que traça um paralelo entre o nosso contexto de pandemia e o vivido por Stanislávski quando da criação do Primeiro Estúdio em meio à guerra de 1914. Já os professores do Macu, André Haidamus, Felipe Rocha, Silvia de Paula, Simone Shuba e Tejas (Lívia Figueira) apresentam e analisam suas experiências no ensino de teatro à distância durante o primeiro semestre de 2020.

Trazendo seus questionamentos, os desafios enfrentados e as novas proposições de aula, eles focalizam cada etapa da formação de nossos alunos, desde o Curso Iniciantes até disciplina de Interpretação Dramática, que resultou nas montagens apresentadas na 1ª Mostra Investigativa Macunaíma Online, realizada entre os dias 11 a 26 de julho de 2020.

Na perspectiva dos alunos

Também realizada por Daniela S. T. Merino com cinco alunos do PA2, a Entrevista “…A Gente Vivenciou… Isolado num Navio no Meio do Nada”, registra esta investigação no formato online, inspirada na obra clássica de Eugene O’Neill e coordenada pela professora Renata Hallada.

Ainda dá voz aos nossos alunos, os verdadeiros protagonistas desta aventura, a seção Em Processo traz depoimentos dos formandos, que por fim, enfrentaram o desafio de encerrar a sua trajetória no Macunaíma com um processo à distância.

Os ensinamentos de Serguei Zemtsov

Portanto, na seção Stanislávski em Foco, publicamos a transcrição editada da live internacional de Serguei Zemtsov, professor titular da Escola Estúdio do Teatro de Arte de Moscou (TAM). Realizado pelo Centro Latino-Americano de Pesquisa Stanislávski em 30 de maio de 2020, este encontro virtual objetivou debater o Método das Ações Físicas, assim como conhecido também, Método de Análise Ativa, fase de trabalho do mestre russo conhecida como a do “último Stanislávski”.

Entre outros assuntos, como o processo de criação por meio dos études e as especificidades da formação na Escola Estúdio do TAM, Zemtsov ainda falou sobre as possibilidades de construção cênica no formato online e comentou sobre o teatro no pós-pandemia. Tais reflexões foram de extrema importância para as nossas discussões sobre o ensino de teatro à distância e de grande inspiração para a adaptação de nossas pesquisas práticas.

Não deixe de conferir e boa leitura!

0 Comentários

Cancel