Foi recentemente lançada a décima sexta edição do Caderno de Registro Macu, publicação semestral que tem por objetivo documentar as pesquisas sobre Stanislávski, bem como assuntos de interesse à pedagogia e à arte teatral.

Dossiê Colóquio CLAPS

Este número abre com um material muito especial: a documentação das falas de importantes pesquisadores que integraram o evento realizado pelo Centro Latino Americano de Pesquisa Stanislávski (CLAPS) em outubro de 2019, intitulado Um Dia Entre Grotowski e Stanislávski. Entre as atividades realizadas, transcrevemos e editamos a comunicação da atriz Debora Duboc: “A Ação Independe do Movimento – Um Encontro Entre a Atriz e a Personagem”. 

Também faz parte do dossiê a apresentação de Elena Vássina, “O Legado de Stanislávski ao Ator Contemporâneo”, que antecedeu a mesa de debate, da qual participaram Camilo Scandolara e Tatiana Motta Lima. As comunicações de ambos, que compõem o registro publicado do evento, são respectivamente: “Inventar o Laboratório Teatral: O ‘Sistema de Stanislávski nos Primeiros Estúdios” e “Ações Para os Dias de Hoje: Em Diálogo com Stanislávski e Grotowski”. 

Entrevista Com Michele Almeida Zaltron 

Realizada pelo professor André Haidamus com a colaboração da professora mestra Simone Shuba, esta entrevista teve como motivação a vivência do corpo docente do Macunaíma no Laboratório de Criação – Um Experimento Sobre as Ações Físicas. Coordenado pela entrevistada. Esta prática foi realizada durante a Semana de Planejamento do Macu, no segundo semestre de 2019.

Uma das mais proeminentes pesquisadoras de Konstantin Stanislávski, Michele Almeida Zaltron fez seu estágio doutoral no Teatro Studio do Teatro de Arte de Moscou, é idealizadora e organizadora do Seminário Stanislávski e membro do conselho artístico do CLAPS. Com o objetivo ainda de contextualizar os temas por ela abordados, Haidamus sintetiza a experiência dos professores, destacando algumas propostas e as relacionando com as investigações artístico-pedagógicas da escola. 

Outras seções 

Na seção O Aluno na Profissão, Vânia Cavazzana, que se formou no Macunaíma e participou do encontro do Café Teatral de setembro de 2019, apresenta sua experiência com o teatro corporativo. Em Processo documenta a criação da peça Querem Nos Enterrar, Mas Somos Sementes, coordenada pela professora Camila Andrade, bem como os caminhos que levaram o Coletivo Sementes à profissionalização e à conquista de seu primeiro edital. 

Minha Vida na Arte, inspirada na autobiografia de Konstantin Stanislávski, presta sua homenagem a Maria Alice Vergueiro, uma das mais significativos atrizes do teatro brasileiro, falecida em 03 de junho deste ano. Felipe de Menezes, professor do Macunaíma, apresenta a trajetória da atriz e sua experiência como espectador-aprendiz de Mãe Coragem, de Bertolt Brecht, com direção de Sérgio Ferrara, em uma sensível carta endereçada à eternidade de Maria Alice Vergueiro em nossos palcos. Não deixe de conferir e boa leitura! 

0 Comentários

Cancel