O encontro do Chá com Stanislávski realizado em novembro de 2018 foi dedicado ao lançamento do livro de Tieza Tissi, Stanislávski e Tchékhov: Sussurros de uma Nova Dramaturgia, uma publicação da Editora Perspectiva em parceria com o Teatro Escola Macunaíma, que leva pela primeira vez o selo do Centro Latino-Americano de Pesquisa Stanislávski – CLAPS.  Na ocasião, a autora destacou pontos importantes de sua obra, que analisa a montagem de uma das mais conhecidas peças de Tchékhov por Stansislávski.

As relações entre dramaturgo e encenador, desde o final do século XIX, quando o papel deste último ascende no teatro, tem sido até hoje tema de muitas discussões. Ainda mais em se tratando de Konstantin Stanslávski e Anton Tchékhov. Um dos marcos do que ficou conhecido comCHÁ COM STANISLÁVSKIo a instauração de uma nova tradição teatral é a fundação do Teatro de Arte de Moscou, em 1898, por Stanislávski, e sua encenação de A Gaivota, de Anton Tchékhov. Considerada por muitos como uma peça para ser “lida”, Stanislávski procura humanizar suas personagens, extraindo delas minuciosas reações, que resultam no grande sucesso de A Gaivota.

Stanislávski e Tchékhov: Sussurros de uma nova dramaturgia aborda outra peça
do dramaturgo russo, As Três Irmãs, encenada por Stanislávski mais de dez anos depois de A Gaivota. Ao analisar as Partituras de Encenação do diretor, Tieza Tissi pontua o método colaborativo entre Stanislávski e Tchékhov, além de evidenciar a importância do Subtexto e da Atmosfera no trabalho com os atores. A autora ainda apresenta uma nova tradução, direta do russo para o português, de As Três Irmãs. Portanto, esta é, sem dúvida, uma obra fundamental para os estudos teatrais sobre Stanislávski e a tradição teatral russa.  

Sobre a autora

Tieza Tissi é professora do Teatro Escola Macunaíma, mestre e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura Russa do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, sob a orientação da professora doutora Elena Vássina. A autora é também atriz de teatro e cinema e participa dos Ensaios Ignorantes, projeto situado em um campo híbrido entre teatro, literatura e educação, sobre o livro O Mestre Ignorante: Cinco Lições Sobre a Emancipação Intelectual, de Jacques Rancière.

0 Comentários

Cancel