Constantin Stanislávski pesquisou muito ao longo de sua vida para chegar ao Método das Ações Físicas, também conhecido como Método de Análise Ativa, fase de seu trabalho que ficou conhecida como a do “último Stanislávski” e sobre a qual Serguei Zemtsov comentou na live internacional realizada pelo CLAPS em 30 de maio. Serguei começou definindo algumas categorias essenciais para o entendimento desta etapa de vida e pesquisa de Stanislávski e para o que ele próprio desenvolve como diretor-pedagogo da Escola de Arte Dramática do Teatro de Arte de Moscou (TAM).

O primeiro elemento a ser definido foi o étude (do francês, estudo): “pequena cena improvisada que visa reproduzir o comportamento humano.” Serguei explicou que, nos études, os alunos analisam na prática uma determinada situação, extraída de uma obra dramática. Eles, no entanto, não se usam do texto do autor propriamente dito, antes o adaptam às suas próprias palavras. Serguei enfatizou que é recomendado, nos études, que se valha o mínimo de texto, só algumas palavras ou frases essenciais. “Senão eles [os alunos] começam a falar e não agem. E isso prejudica a ação.”

Enquanto procedimento, os études não devem ser combinados previamente pelos alunos, que têm nos objetivos ou tarefas, como sugerem as traduções mais recentes, um guia para a realização das Ações Físicas. Estas são, portanto, improvisadas e descobertas por cada um na investigação prática. Assim, o processo de trabalho com os études exclui a tradição teatral da marcação de cenas feita pelo diretor e evidencia a criação atoral, bem como desenvolvimento individual dos alunos. 

Serguei Zemtsov ainda comentou sobre a formação do aluno na Escola de Arte Dramática do TAM. No primeiro ano do curso, são investigados études mais simples, como de animais ou de paródias de pessoas. Toda esta etapa inicial da formação do ator é dirigida ao desenvolvimento de sua imaginação. Já no segundo ano, são abordados trechos de obras, e, no quarto, atos de determinadas peças, sempre por meio de études. É apenas no quatro ano que os alunos se debruçam sobre uma peça inteira e criam o seu espetáculo de formação, que é apresentado no Teatro de Arte de Moscou.

O Método das Ações Físicas 

Sobre as Ações Físicas, Seguei esclareceu que elas nunca podem ser consideradas simples, pois a mais usual ou a mais complexa envolve uma conexão psicofísica, em que espírito e corpo físico estão integrados. Sendo a ação, para ele, “um processo psicofísico único para a realização de um objetivo (ou tarefa)”, ela é sempre baseada na lógica das Circunstâncias Propostas. 

Serguei ressaltou que, para Stanislávski, é impossível atuar os sentimentos, mas também é impossível agir sem sentir. As ações são dirigidas para fazer nascer o sentimento vivo no ator, pois o verdadeiro sentimento só pode aparecer por meio das ações. Assim, forçar os sentimentos resultaria na falta de verdade, no exagero, na representação e até em um desgaste psíquico do atuante. 

O professor russo também falou sobre a adaptação a um programa de aulas online, que na Escola de Arte Dramática do TAM estão sendo ministradas por meio da mesma plataforma que nós, do Macunaíma, estamos utilizando. Serguei comentou sobre a realização de espetáculo inteiro online, em que cada ator, no seu espaço, atua a sua história. No entanto, ele ressaltou o esforço para que os atores atuem segundo as leis do teatro e não do cinema, pois ainda que sejam linguagens próximas, cada qual contém as suas especificidades. 

Para encerrar este breve relato, destacamos que, segundo Serguei, o mais importante para Stanislávski é, por meio das ações conscientes, o acesso ao inconsciente. O objetivo do seu sistema de atuação é que, no palco, esteja a vida do espírito humano, não uma representação morta, mas uma atuação viva, que só é possível por meio do inconsciente. Mas ainda muitos outros assuntos fizeram parte da fala de Serguei Zemtsov, que teve a medição da professora e mestra Simone Shuba e a tradução de Elena Vássina, professora do curso das Letras Russas da USP. E a live na íntegra pode ser acessada por meio do link: https://www.facebook.com/ClapsStanislavski/videos/960965691039988/.

0 Comentários

Cancel