Vasculhar nossa memória em busca de histórias, muitas vezes, exige esforço na recuperação lembranças e sentimentos, documentos de uma vida. O que dizer então da recuperação da trajetória de uma instituição que já alcança seus 45 anos? Pois foi assim, vasculhando memórias documentadas que descobrimos que no dia 31 de maio de algumas décadas atrás, o Macunaíma vinha ao mundo!

E o Macu vinha ao mundo para dar à luz muitas vidas, como a de Nissim Castiel, que depois de algumas andanças, achou seu pleno sentido no fazer arte e pôde iluminar muitas outras pessoas que pela escola passaram. Inclusive, muitos alunos que hoje irradiam outros futuros atores. Passar em branco esta data? Impossível! Precisamos celebrar a vida teatral que ali se criou para tantos!

Uma roda de samba, regada à caipirinha e cerveja! Foi assim que o Macunaíma comemorou seus 45 anos no dia 31 de maio de 2019, na melhor tradição do popular, na melhor manifestação do simples, do olho no olho, do humano que sempre viemos buscando. Muitos que por aqui passaram neste dia retornaram, com um abraço especial de afeto e gratidão. “Um bom filho, a sua casa torna”, este é o ditado e este foi o tema de tal recepção.

Dia de celebração, mas sem dúvida de gratidão:

  • Gratidão aos idealizadores, Sylvio Zilber e Miriam Muniz, que instauraram um espaço para ser uma escola de arte, de invenção e intervenção, portanto, na contramão da repressão e da censura.
  • Gratidão a Nissim Castiel, que acreditou em si mesmo e no teatro, que entregou sua vida à construção de algo diferente, algo que o sensibilizou.
  • Gratidão aos nossos professores, que dia a dia em sala de aula, dão um novo sentido à pedagogia e à arte e que tornam realidade o nosso sonho e o de nossos alunos
  • Gratidão aos nossos funcionários, que desde as responsáveis pela limpeza, passando pelas secretárias, aos cenotécnicos e iluminadores, fazem esta estrutura funcionar e a mantém em pé, nos auxiliando, muitas vezes, sem nos apercebermos.
  • Gratidão aos nossos alunos, que confiam em nossos professores e na escola, dedicando seu tempo e suas vidas aos nossos ensinamentos.

Gratidão a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para estes 45 anos acontecerem!

0 Comentários

Cancel