Em março, o Teatro Escola Macunaíma sediou duas importantes ações da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, a MITsp, relacionadas a uma proposta reflexiva sobre as produções apresentadas, intitulada Olhares Críticos.

Em sua sexta edição, a MITsp, como exposto em seu programa, “reúne um recorte significativo da cena contemporânea mundial, produções que enveredam pela experimentação de linguagem, mas também possuem uma postura crítica ao seu tempo”.

Além da Mostra de Espetáculos, que reuniu obras internacionais e estreias nacionais, também integraram sua programação os eixos Ações Pedagógicas e Olhares Críticos, abarcando atividades com objetivos formativos e reflexivos, como as que aconteceram no Macu.

 

Olhares Críticos: Lobo e Isto é um negro?

O Macunaíma sediou as ações reflexivas sobre duas produções nacionais: Lobo e Isto é um negro? A primeira, realizada no dia 22 de março, contou com a medição da escritora Paloma Amorim e com a presença de Carolina Bianchi, que assina a direção e a dramaturgia de Lobo. Com uma estrutura cênica organizada em quadros, o espetáculo se apresenta como “um estudo arcaico sobre a paixão, um sacrifício de corpos que não negam os seus fluidos: suor, saliva e sangue”.

Já o evento realizado em 23 de março, que teve a medição de Deise de Brito, mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP, se propôs a pensar sobre as questões que motivaram a criação do espetáculo Isto é um negro?: “o que é ser negro e negra no Brasil” e “o que é ser um(a) artista negro(a) no país de hoje”. Dirigido por Tarina Quelho, esse é o primeiro trabalho de um grupo saído na Escola de Arte Dramática (EAD), da ECA/USP, em 2016.

Ao público que acompanhou a MITsp se somaram também os alunos do Macunaíma, provocados a pensar, dentro mesmo de sua escola, sobre o fazer artístico contemporâneo e suas condições de produção. Para além, portanto, da importância desse evento para o cenário teatral brasileiro, destaca-se ainda o caráter formativo dessas atividades, que possibilitaram o exercício do “olhar crítico” de nossos alunos acerca de temas estéticos e políticos levantados pelo teatro hoje, complementando as demais ações realizadas pela escola em âmbito extracurricular.

0 Comentários

Cancel