O primeiro semestre de 2021 foi marcado por mais uma publicação do CLAPS: Stanislávski e o Trabalho do Ator Sobre Si Mesmo, de Michele Almeida Zaltron. O lançamento celebrou também a retomada dos encontros do Chá com Stanislávski, reestabelecidos agora de modo virtual.  Realizado em março, o evento contou ainda com a participação de Tatiana Motta Lima, professora da UNIRIO e membro do conselho artístico do CLAPS.

Michele Almeida Zaltron

A autora de Stanislávski e o Trabalho do Ator Sobre Si Mesmo, Michele Almeida Zaltron,é professora, diretora e atriz. Seu livro é fruto de uma pesquisa de doutorado vinculada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e defendida em 2016.  Nesse meio tempo, durante o seu doutoramento, ela estagiou na Escola-Estúdio do Teatro de Arte de Moscou, com o auxílio financeiro da CAPES-PDSE.

Michele Almeida Zaltron é também idealizadora, organizadora e coordenadora geral, junto de Tatiana Motta Lima, do Seminário Stanislávski. Foi professora substituta no Departamento de Arte Dramática da UFRGS (2017) e no Departamento de Artes Cênicas da UFSM (2007-2008). Agora, é professora substituta no Curso de Bacharelado em Atuação Cênica da Escola de Teatro da UNIRIO.

Parceira de longa data do Macu e do CLAPS, a autora é membro de seu conselho artístico, como Tatiana Motta Lima. Logo depois, em 2019, coordenou o Laboratório de Criação – Um Experimento Sobre as Ações Físicas, experiência dirigida aos professores durante a Semana de Planejamento da escola. Colaboradora também do Caderno de Registro Macu, tem artigos publicados sobre sua pesquisa e uma entrevista realizada com ela pelo professor André Haidamus.

Stanislávski e o Trabalho do Ator Sobre Si Mesmo

Como o título já aponta, seu livro propõe uma investigação acerca do trabalho do ator sobre si mesmo. Esta concepção da atuação, que redimensiona as propostas práticas e teóricas de Konstantin Stanislávski, é examinada como parte essencial de seu Sistema. Tal qual, Michele Almeida Zaltron elenca o que, para ela, são fundamentos deste trabalho. Sendo estes: a relação da natureza com o Sistema, a arte da perejivánie e o processo de criação da voploschénie.

Assim, a perejivánie, frequentemente traduzida como vivência, e, a voploschénie, como encarnação, são apresentadas e discutidas de forma original. E as definições apresentadas pela autora ultrapassam suas traduções em um único termo. Mas essa é apenas a primeira parte do livro. Enfim, Michele Almeida Zaltron ainda reflete sobre as observações e os aprendizados de seu estágio.

Dessa forma, ela analisa os princípios que se encontram na base artística e pedagógica da Escola-Estúdio do Teatro de Arte de Moscou. Bem como os elementos essenciais de sua prática pedagógica e laboratorial. E, tendo em vista o papel histórico desta instituição, esse levantamento e análise são compreendidos como herança viva de Stanislávski. 

A Coleção CLAPS

            Tatiana Motta Lima, além de participar do evento de lançamento, foi também orientadora da pesquisa de Michele Almeida Zaltron agora publicada. Portanto, ninguém melhor do que ela para observar a importância desta obra para as investigações teatrais. E, na orelha do livro, ela destaca a capacidade de articulação da autora entre três áreas: artística, pedagógica e a da pesquisa.  

            A orientadora do estudo ainda destaca à vinculação do trabalho de Michele Almeida Zaltron à nova geração de pesquisadores de Stanislávski. Em outras palavras, para ela: “apresentam um universo ainda inexplorado da obra do artista, ao mesmo tempo que propõem novas lentes para investigá-lo”. Esse apontamento também revela um dos objetivos das publicações da Coleção CLAPS. Ainda mais, as obras que a compõem se caracterizam pela revisitação de Stanislávski a partir dos originais russos, a fim de relê-lo e redescobri-lo.

            Dessa forma, Stanislávski e o Trabalho do Ator Sobre Si Mesmofesteja o quarto lançamento do CLAPS e o primeiro de 2021, que ainda terá outros. A parceria com a Editora Perspectiva já publicou As Três Irmãs, de Tchékhov, por Stanislávski e Sulerjítski: Mestre de Teatro, Mestre de Vida. Aos livros de Tieza Tissi e Daniela T.S. Merino, somou-se em 2019, Stanislávski e o Método de Análise Ativa, de Nair D’Agostini. Agora, a obra de Michele Almeida Zaltron dá continuidade à Coleção CLAPS, cujas publicações sobre o trabalho de Stanislávski são indispensáveis ao estudo do teatro. 

Não deixe de conferir! E boa leitura!

0 Comentários

Cancel