Entre os dias 24 e 28 de julho, toda a equipe do Macunaíma está reunida se preparando para o novo semestre que logo mais terá início. Esses encontros são conhecidos entre professores como Semana de Planejamento, ocasião para se projetar um determinado período letivo e, no caso do Macu, um momento também de dedicação coletiva à pesquisa do Sistema Stanislávski.

O foco dos encontros desta semana tem sido o Método de Análise Ativa, criado pelo diretor-pedagogo russo Constantin Stanislávski. Para isso, o Macu convidou Marina Tenório, que está coordenando um estudo teórico-prático da peça Os Pequenos Burgueses, de Máximo Gorki.

As discussões e experimentações da peça de Gorki propostas por Marina têm revelado sua experiência com o teatro russo da linguagem de Stanislávski e proporcionado aos professores, coordenação e direção do Macu o aprofundamento da pesquisa do Método de Análise Ativa. Essa investigação reverberará logo mais em sala de aula, enriquecendo a formação de nossos alunos.  

 

Sobre Marina Tenório

Entre 2002 e 2006, Mariana morou em Moscou e foi membro do Laboratório de Criação do Teatro da Escola de Arte Dramática dirigido por Anatóli Vassíliev. Paralelamente, trabalhou no grupo de dança Do Tantsa, dirigido pelo coreógrafo e dançarino japonês Min Tanaka. Além de atriz e diretora, Marina é também coreógrafa e dançarina, tendo concluído, em 2010, o programa de mestrado em coreografia pela HZT/Ernst Busch em Berlim. Juntamente com Diego Moschkovich, ela é tradutora do livro Análise-Ação, de Maria Knebel, lançado pela Editora 34 em 2016.

0 Comentários

Cancel