Dando continuidade ao trabalho iniciado na Semana de Planejamento do Macu, realizada entre os dias 24 e 28 de julho deste ano, Marina Tenório voltou a coordenar alguns encontros com a equipe da escola. Nesses encontros, que aconteceram às sextas-feiras dos meses de setembro e outubro, todos se debruçaram novamente sobre a peça Os Pequenos Burgueses, de Máximo Gorki. De acordo com o processo de “exploração mental”, a obra foi debatida e estudada detalhadamente pelo coletivo, que tinha como meta a investigação da prática dos études.

Tal prática, como apresentada e desenvolvida por Marina Tenório, está ligada às pesquisas de Anatóli Vassíliev, com quem ela trabalhou durante o período em que morou na Rússia. Vassíliev é um dos encenadores contemporâneos de maior destaque nos últimos 20 anos e ocupa hoje uma posição internacional importante como pesquisador e pensador teatral. Diretor-pedagogo da linhagem de Stanislávski, ele foi o fundador da Escola de Arte Dramática em Moscou, espaço laboratorial de renovação e pesquisa da cena e da pedagogia teatral, do qual Marina Tenório foi membro de 2002 a 2006.

Marina Tenório volta ao Macu:

 

Mas o que são études?

 

Segundo a pesquisadora Michele Zaltron em artigo publicado na décima edição do Caderno de Registro Macu: “As experimentações cênicas sobre études consistiram em uma prática que esteve presente ao longo dos anos na criação artística de Stanislávski e que, especialmente em suas últimas pesquisas, nos anos 1930, adquiriu importância fundamental para a concretização do Método de Análise Ativa.

Traduzidos literalmente do francês como “estudos”, os études tem um enfoque eminentemente prático e configuram-se como um mecanismo valioso para a pesquisa das reações individuais do ator. Por meio dos études são experimentadas ações que ajudam o ator a descobrir seus próprios meios de percepção e de avaliação dos Acontecimentos de uma obra.

Como experiente de criação de personagens, os études viabilizam a descoberta de comportamentos, que se revelam não só nos objetivos de um papel, mas também no modo de se lidar com as situações proposta. Os études também possibilitam a investigação das personagens a partir de suas relações entre si, o que tende a verticalizar qualquer interpretação.

Uma ferramenta para que o ator coloque a si mesmo nas Circunstâncias de uma peça ou personagem, essa prática tem ganhado destaque nas investigações sobre o Sistema Stanislávski. As recentes traduções diretas do russo e a exploração de novos materiais de estudo têm mostrado sua relevância para a formação do ator e gerado cada vez mais interesse entre nós. Essa é também uma linha que o Macunaíma tem procurado seguir, sendo hoje um centro de pesquisa e irradiação da prática dos études.

0 Comentários

Cancel