Desde sua fundação, o Teatro Escola Macunaíma tem se dedicado ao avanço de estudos e novas metodologias no campo do teatro. Através da disseminação do conhecimento presente em vertentes diferentes da arte, os atuais alunos (e futuros artistas) são premiados com a oportunidade de se capacitar ainda mais e democratizar um conteúdo tido até então como inalcançável. Uma das principais práticas de formação de atores estudadas pelo Macu é a metodologia desenvolvida pelo diretor, ator e pedagogo russo Constantin Stanislávski. Analisadas e conferidas pela equipe docente e de coordenação, suas ideias motivaram a criação da Coleção Macunaíma no Palco: Uma Escola de Teatro, em parceria com a Editora Perspectiva, que já conta com 6 obras lançadas entre 2015 e 2017: Performer Nitente, O Gesto Vocal, Stanislávski Em Processo, Um Olhar Através de Máscaras, Nissim Castiel, O Grande Diário do Pequeno Ator, O Ator no Olho do Furação e Incorporação Vocal do Texto.

Cada obra aborda um novo tópico que vem chamando a atenção a respeito das práticas para a preparação de atores, como em O Gesto Vocal: A Comunicação Vocal e Sua Gestualidade no Teatro Físico, escrito por Mônica Andréa Grando. Partindo de um ponto de discussão sobre a relação entre o corpo e a voz na preparação do ator e na composição da personagem, a autora também disseca outras ferramentas para o trabalho vocal, tema que vem ganhando importância e espaço no cenário teatral.

Performer Nitente: Treinamento e Alegorias Para a Criação, com autoria de Adriano Cypriano,  se propõe a examinar alguns procedimentos de criação para a cena, além de explorar três alegorias para do trabalho criativo e expor uma série de exercícios e suas funções. Com uma proposta de divisão e etapas do desenvolvimento do artista de teatro e seu contínuo aperfeiçoamento, Performer Nitente apresenta conceitos que podem se tornar extremamente úteis ao cotidiano do ator.

Retornando ao sistema de formação de atores do mestre russo mencionado anteriormente, a terceira e última obra  Stanislávski Em Processo: Um Mês no Campo – Turguêniev, de Simone Shuba, focaliza e destrincha a montagem de Um Mês no Campo, de Ivan Turguêniev, desde a produção até sua encenação propriamente dita. Pautando-se por anotações inéditas traduzidas do Caderno de Anotações de Stanislávski, o livro apresenta quais os métodos utilizados nesse processo de criação, como seu trabalho corporal através de técnicas de ioga e seu conceito de Memória Emotiva.

Se deseja contar com a Coleção Macunaíma no Palco em sua casa, todos os seus livros estão disponíveis para venda nas principais livrarias. Além do mais, a secretaria do Macu também disponibiliza exemplares para retirada, com  descontos especiais para alunos.

Novas obras da coleção Macunaíma no palco | Teatro Escola Macunaíma

0 Comentários

Cancel