Uma publicação semestral do Teatro Escola Macunaíma, seu nome, Caderno de Registro Macu, tem origem na proposta pedagógica da escola e no hábito da documentação reflexiva dos processos de aprendizagem. De acordo com o título, a ideia do Caderno é registrar a produção de conhecimento e a pesquisa realizada pelo corpo docente, coordenação e direção da escola. E é pelo interesse no debate sobre a prática teatral e a docência em teatro que a publicação do material produzido coletivamente tem por objetivo sua organização e o compartilhamento com um maior número de pessoas.

Como de hábito, são publicadas as investigações sobre o tema que norteou os processos criativos vivenciados por alunos e professores ao longo de um semestre e apresentados na Mostra de Teatro Macu. E a nona edição do Caderno de Registro abre com o Dossiê Diálogo Entre Tradição e Atualidade, que reflete sobre as nossas relações com as peças consideradas clássicas e conta com a publicação da palestra do professor doutor Leandro Karnal, “Hamlet de Shakespeare e o Mundo Como Palco”, e com os artigos de Eduardo Moreira, um dos fundadores do Grupo Galpão, e André Garolli, diretor da Cia. Triptal, bem como com a colaboração dos pesquisadores de teatro Matheus Cosmo e Alexandre França, que apresentam seus olhares e levantam novas questões sobre o tema em pauta.

Essa edição traz ainda uma rara e valiosa conversa com Bibi Ferreira em Clássicos do Teatro Revividos na Memória de uma Grande Atriz, em que ela fala sobre as relações entre o fazer teatral ontem e hoje e lembra alguns dos principais nomes da história do teatro. E, entre outras seções, Em Processo procura refletir sobre os procedimentos de criação utilizadas na disciplina Interpretação Teatral e apresenta, neste número, o relato da professora Tejas (Lívia Figueira). Com distribuição gratuita, a nova edição do Caderno de Registro Macu está disponível na secretária do Teatro Escola Macunaíma e seus demais números podem ser acessados através do link: http://www.macunaima.com.br/cadernos-de-registro

Não deixe de conferir e boa leitura!

0 Comentários

Cancel