Desde o início do isolamento em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, a equipe da escola, direção, coordenação e professores, decidiu coletivamente, por colaborar com o afastamento social e, ao mesmo tempo, dar continuidade às aulas em outro formato, inclusive, as do Curso Infantil do Macu. E isso por acreditarmos na contribuição da arte e, especificamente, do teatro para a formação das crianças e para a transformação de situações como a que estamos vivendo. 

O estímulo de habilidades e competências 

Merece ser destacado que nosso projeto pedagógico não apresenta uma forma pronta de representar e nem propõe o esforço de memorização das falas. Visamos, acima de tudo, estimular a criatividade dos alunos e alunas, o que tem se mostrado um poderoso expediente para o enfrentamento da nossa atual condição. 

Propomos, essencialmente, um trabalho pautado por improvisações, as quais pressupõe um “problema” a ser solucionado cenicamente. Este “problema”, de ordem concreta, exige das crianças raciocínio, ponderação e tomada de decisão, viabilizando uma experiência única sobre como lidar com questões, muitas vezes, complexas. 

Deste mesmo modo se dá a criação da peça, cujas cenas são construídas por meio de improvisações, neste caso, orientadas por um roteiro. E, para a definição da obra a ser investigada, procuramos identificar, por diversos meios, assuntos inquietantes para nossos alunos e alunas, que são instigados a expressar suas reflexões sobre o mundo. 

Para a atribuição dos papéis, levamos em conta o gosto e a vontade das crianças, ao mesmo tempo em que procuramos estabelecer desafios que as levem a explorar suas habilidades. De modo a integrar diferentes linguagens artísticas e viabilizar a experimentação de outras competências, as crianças desenham seus figurinos e somam, às suas proposições cênicas, dança, música e outras formas de expressão. 

Uma construção coletiva

Nossos alunos e alunas participam, portanto, de modo atuante de todas as etapas de criação da peça. E isso porque nosso trabalho é também pautado por relações democraticamente construídas e, assim, por um processo de coordenação não hierarquizado. Neste caso, o professor não se entende como o detentor único do saber, mas como um parceiro de criação, com a tarefa de encorajar as crianças à imaginação. Nossas aulas são, portanto, marcadas por rodas de conversa e tomadas de decisão coletivas. 

Acreditamos na instauração de um ambiente onde as relações de ensino-aprendizagem se deem por meio da diversão. Por isso, as brincadeiras e os jogos teatrais são privilegiados em nosso curso, pensado de modo que alunos e alunas possam expandir algo que lhes é próprio: a curiosidade investigativa. É desta forma que o Macunaíma pensa o teatro para crianças, como um espaço de autoconhecimento e de descoberta. Um espaço dedicado ao exercício da criatividade, da imaginação, da cooperação, entre outras coisas. E é por isso que acreditamos também na continuidade das aulas no formato online, para que, ainda que no isolamento de suas casas, as crianças possam projetar mundos novos, vivenciar circunstâncias diferentes e, quem sabe, criar um outro futuro para nós.

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