parceria entre o Macu e a editora Perspectiva já rendeu bons frutos e hoje lança mais uma obra: Sulerjítski – Mestre de Teatro, Mestre de Vida, de Daniela S. T. MerinoPrimeiramente, foi publicada uma série de livros dedicados às pesquisas dos professores da escola, a Coleção Macunaíma no Palco, que conta hoje com sete livros na estante. E, depois da criação do CLAPS – Centro Latino-Americano de Pesquisa Stanislávski –, uma coletânea focada nos estudos sobre Konstantin Stanislávski avança agora para seu o terceiro lançamento.

Sulerjítski (1872-1916), ou apenas Suler, como era chamado, foi um dos mais importantes colaboradores de Stanislásvski e um dos principais incentivadores de seu Sistema desde o início, quando suas ideias ainda estavam em estágio embrionário. Neste sentido, o livro de Daniela S. T. Merino destaca o papel que Sulerjítski exerceu no Primeiro Estúdio do Teatro de Artes de Moscou e revela a influência do pensamento de Lev Tosltói (1828-1910) de quem Suler foi próximo desde 1896 – neste momento de elaboração do sistema stanislavskiano.  

Além do livro agora lançado, a autora também tem um artigo publicado no Caderno De Registro Macu, em que sintetiza sua pesquisa sobre as contribuições de Sulerjítski para a constituição do Sistema Stanislávski. Para acessar o texto, intitulado “Leopold e Seu Trabalho no Primeiro Estúdio do TAM: Como Deixar de Recordá-lo?”, é só clicar em: https://www.macunaima.com.br/cadernos/caderno_13/caderno_13_dossie02.pdf

Sobre a autora

Doutoranda e mestra em Literatura e Cultura Russa pela Universidade de São Paulo. Formou-se em Letras, Português e russo na FFLCH-USP em 2014. Desde a graduação realiza pesquisas na área de literatura e cultura russa, sempre sob a orientação da professora doutora Elena Vássina. Desenvolveu sua dissertação de mestrado sobre Leopold Sulerjtítski com bolsa FAPESP entre 2014 e 2016. Atualmente está investigando o projeto “O Primeiro Estúdio  do TAM: Utopia Artística em meio à Guerra”, também com bolsa FAPESP e orientação da professora Elena Vássina.

0 Comentários

Cancel