Muitas vezes falamos aqui sobre o Sistema Stanislávski, os conceitos que o compõem ou alguns de seus métodos de trabalho, como o étude. Afinal, o Macu se orienta pedagogicamente pela abordagem stanislavskiana para a formação do ator ou da atriz. Mas nós nunca respondemos à pergunta: O que é o Sistema Stanislávski? 

E isso porque, sem dúvida, é muito difícil defini-lo em algumas linhas. Porém, tentaremos esclarecer, pelo menos alguns de seus aspectos. Para tanto, recorreremos a quem, de fato, entende do assunto, como é sempre recomendado ao tratarmos de temas complexos, como o Sistema Stanislávski. 

Para nós do Macunaíma, isso não é difícil, já que uma das professoras da escola, Simone Shuba, é das mais proeminentes especialistas no assunto. Mestra e doutoranda da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, ela é autora de Stanislávski em Processo – Um Mês no Campo – Turguêniev.

so das Letras Russas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências

O Sistema Stanislávski é um sistema 

Em entrevista concedida à décima terceira edição do Caderno de Registro Macu, Simone Shuba esclarece muitos pontos importantes para o entendimento do Sistema Stanislávski. Ela fala, por exemplo, que “agora está se percebendo a importância do Sistema enquanto sistema, que uma coisa não anda sem a outra”.

Mas então, o que é um sistema? Segundo o Dicionário Aurélio, sistema é um “conjunto de elementos, concretos ou abstratos, intelectualmente organizados”. Sendo assim, podemos entender o Sistema Stanislávski enquanto formado por elementos que, se abstratos na teoria, se concretizam na prática da investigação cênica. Porém, a principal questão, conforme Simone Shuba, é que os elementos que o compõem não podem ser separados entre si. 

Como o Sistema Stanislávski funciona? 

Para responder a esta pergunta, recorremos novamente à professora mestra Simone Shuba. Ela fala que, por meio das pesquisas que desenvolveu ao longo de sua vida, Stanislávski chegou a uma conclusão. E esta é a de que “corpo, mente e alma não podem caminhar separados” quando se trata da arte da atuação. 

Esta integração, que também podemos chamar de psicofísica, segundo Simone Shuba é um dos princípios do Sistema Stanislávski. E é a partir dela que devemos entender os seus elementos e sua conexão, como a Comunhão, a Concentração, a Imaginação ou a Memória Afetiva.

O que se alcança por meio do Sistema Stanislávski?

Simone Shuba é enfática ao afirmar que o Sistema promove, em primeiro lugar, a transformação do ator ou da atriz. E seu encantamento em relação a Stanislávski deriva deste fato. Pois: “Quando essa transformação acontece no grupo, isso vai reverberar na plateia. Não precisa necessariamente ser algo bom ou ruim […] uma transformação humana acontece.”

O ator ou a atriz para Stanislávski é, acima de tudo, um ser ético. E é de acordo com a questão ética que Stanislávski constrói todo o seu Sistema. Assim, todas as relações que o Sistema pressupõe, do ator ou da atriz consigo mesmo(a), com o outro ou o mundo são pautadas pela ética. 

Por isso ainda sempre ressaltamos o caráter humano do Sistema Stanislávski. Pois é por meio de uma postura ética e da transformação de nós mesmos que, como diz Simone Shuba, “vamos caminhando para um mundo melhor”. E esta é também a razão pela qual o Macu o escolheu enquanto orientação pedagógica para a formação do ator ou da atriz. Porque, para além de uma especialização técnica, nós acreditamos estar contribuindo para a formação e a transformação de novos seres humanos. 

0 Comentários