Oficina de Direção Pedagógica

Durante o primeiro semestre de 2021, o Macu ofereceu uma Oficina de Direção Pedagógica aos alunos e alunas formados pela escola em 2020. Esta ação teve por objetivo presentear quem confiou no nosso trabalho.

A passagem do presencial para o online foi bastante desafiadora para todos e todas. Porém, muitos alunos e alunas toparam encarar este desafio conosco e hoje são atores e atrizes profissionais.

A Oficina buscou desenvolver a habilidade de se dirigir atores e atrizes cenicamente, segundo os preceitos stanislaviskianos. E teve como pressupostos o improviso, a pesquisa e o trabalho do ator sobre si mesmo. Deste modo, os futuros diretores e diretoras exercitaram tanto a forma de olhar, como de orientar a partir dos conceitos do Sistema Stanislávski.

No dia 18 de junho, aconteceu o Encontrão da Oficina de Direção Pedagógica, ou seja, a partilha das várias turmas que participaram desta experiência. Os alunos e alunas apresentaram cenas dirigidas da peça O Jardim das Cerejeiras, de Anton Tchékcov. E a ocasião foi marcada por uma intensa troca de aprendizados e descobertas de cada processo.

OFICINA DE DIREÇÃO, MOSTRA ONLINE E CURSO DE FÉRIAS. Mulher em apresentação na água, com as mãos para a cima e molhada.

III Mostra Investigativa Macunaíma Online

Entre os dias 21 de junho e 04 de julho, aconteceu a 94º Mostra Macunaíma de Teatro ou a III Mostra Investigativa Macunaíma Online. Motivados pelo tema de pesquisa do semestre – Dos Sonhos Que nos Movem – Imaginar – Agir – Comunicar, foram apresentados mais de quarenta experimentos cênicos.

Neste semestre, mais uma vez o Macu se desafiou. Ao longo do primeiro período letivo, tivemos turmas online e turmas híbridas, que se alternaram entre aulas virtuais e presenciais. Estas, claro, atenderam a todos os protocolos de segurança para alunos, alunas, professores, professoras e demais funcionários da escola.

Tendo isso em vista, os processos de pesquisa foram vários, bem como as relações criativas com os espaços. As turmas online investigaram as possibilidades de transformação de seus ambientes domésticos, a partir das necessidades derivadas do exercício da atuação. Enquanto as turmas híbridas voltaram ao palco, onde o “vazio” é preenchido pela presença física do ator e sua imaginação.

A mostra ainda foi realizada de forma remota, mas contemplou distintos formatos. As peças ou foram transmitidas ao vivo do palco, ou apresentadas pelos atores/atrizes em suas casas ou gravadas durante as aulas e reproduzidas na mostra. Esses diferentes caminhos impulsionaram múltiplas dinâmicas de ensino-aprendizagem, todas permeadas por muita criatividade.

Cada processo completou seu ciclo de pesquisa com as apresentações da mostra. Pois este momento viabilizou a importante experiência do Comunicar, que somada ao Imaginar e ao Agir, nos permitiu partilhar os sonhos projetados com os espectadores.

Curso de férias

Ao optarmos pela manutenção das aulas no formato online, percebemos o que elas significavam para a saúde física e mental de nossos alunos e alunas. Acima de tudo, elas os mantiveram em movimento, em pesquisa, procurando novos caminhos e motivados pela investigação teatral.

Ao mesmo tempo, e ainda que pelas telas dos computadores, as aulas os colocaram em relação e os tiraram de um total isolamento. Assim, os encontros virtuais possibilitaram, aos alunos e alunas, momentos de interação e, pode-se dizer, de alívio.

Eles/elas puderam expressar cenicamente o que estavam vivendo, como também experimentar modos análogos de confinamento, a fim de reelaborar seus sentimentos e emoções. Por isso, concluíamos que as aulas de teatro se configuraram como uma atitude de sobrevivência e resistência ao tempo presente!

Com o objetivo de estender essa experiência a outras pessoas, o Macu criou o Curso de Férias. De modo inaugural, ele permitiu aos interessados sem tempo durante o período letivo conhecer o teatro e vivenciar suas dinâmicas. Bem como aproveitar o tempo livre para fugir da rotina e experienciar os caminhos da imaginação, mais valiosa do que nunca atualmente.

Realizado no mês de julho, o curso contou com a participação de muita gente em busca de novas formas de interação e de expressão. E, principalmente, um modo diferente de olhar o mundo e viver a vida! Mais uma vez, o teatro deu mostras de seu poder de reinvenção de nós mesmos e do mundo a nossa volta! 

0 Comentários

Cancel