Todo semestre, como forma de celebrar o vivido, o Macunaíma organiza o que chamamos de Encontrão das turmas dos Cursos de Iniciantes e Preparação de Atores 1 (PA1). Nestes estágios, os dois primeiros da formação profissional do Macu, os alunos ainda não montam peças, o que começa a acontecer a partir do Preparação de Atores 2 (PA2). Enquanto o Curso de Iniciantes tem por objeto introduzir o aluno no universo teatral, privilegiando a espontaneidade e a liberdade de expressão, o PA1 já inicia, inclusive teoricamente, os alunos na jornada de ensino-aprendizagem do Sistema Stanislávski. 

Sendo assim, o Encontrão do Curso de Iniciantes que, bem como o do PA1, reúne todos os alunos e alunas da escola que estão no mesmo estágio, se caracteriza pela ludicidade das atividades propostas e pela comemoração deste primeiro passo rumo à profissionalização teatral. Já no Encontrão do PA1 acontecem apresentações de cenas, que são trabalhadas como um meio do aluno ou da aluna colocar em prática os conceitos do Sistema Stanislávski próprios a esta etapa da formação, entre eles: Circunstâncias Propostas, Tarefas, Mágico “Se” ou Eu nas Circunstâncias. 

Estes dois momentos, o Encontrão do Curso de Iniciante e do PA1, sempre marcaram não só a trajetória dos alunos, como também a vida escolar do Macu e de sua equipe. Por isso, nas atuais condições de isolamento em decorrência da pandemia provocada pela Covid-19, nem nos passou pela cabeça a possibilidades de eles não acontecerem. E, assim, os adaptamos, como também fizemos com todo o planejamento pedagógico do semestre. 

O Encontrão do PA1

Propomo-nos então a ajustar estes momentos, que aconteceram de modo virtual, por meio da plataforma que utilizamos nas aulas online. E, apesar de todas as alterações necessárias, eles não deixaram de ter a mesma emoção e proporcionar, a todos e todas, o brilho no olhar das dinâmicas presenciais! 

Do Encontrão do PA1 participaram mais de duzentos alunos, os quais, cheios de vontade e disposição, acordaram no domingo, dia 12 de julho, de manhã, para trocar seus aprendizados e experiências com os colegas de formação. E, após um aquecimento coletivo, conduzido pelas professoras mestras Mônica Granndo e Silvia de Paula, eles foram reagrupados em salas divididas por cores. 

Amarela, verde, azul, rosa, laranja, marrom, lilás, branca, nestas salas aconteceram as apresentações das cenas, que foram mescladas para que eles tivessem contato com textos de autores diferentes do seu e com alunos e alunas de outras turmas. No final das apresentações, uma reflexão foi conduzida por cada professor, a partir da questão: “O que você levará em sua bagagem, como artista e ser humano, para o PA2 e para a vida?” 

Produziu-se então uma síntese de tudo que foi partilhado em cada sala, que contou com diferentes formas de expressão artística. Imagens, uma frase, uma música, desenhos, uma citação dos autores trabalhados, um vídeo, um grito de guerra e um texto foram criados pelos alunos, de modo a se complementarem. O Encontrão se encerrou festivo, assim como começou, com música, dança e muitos beijos de despedida! 

E como diz o texto lido pelo professor André Haidamus na ocasião: “Este momento é [foi] um novo ponto de começo para mim [para todos a todas] bem aqui e agora mesmo.” Para encerrar, reproduzimos abaixo o texto criado coletivamente pelos alunos de uma das salas, cuja organização final foi feita pela aluna Marina Gialluca:

Nós somos girassóis em busca de luz, compaixão, comunhão e solidariedade. Teatro é ter fé, não só em nós, mas em quem divide a cena conosco. A vida nos propõe circunstâncias que nos dão a chance de observarmos oportunidades e descobrirmos nossa fé, para que, através de nosso esforço e resistência, consigamos amadurecer e viver dentro do amor. Assim, temos o direito de acreditar que o presente vive nesses sentimentos. Porque, pelas dificuldades, descobrimos que resistir é a esperança da superação, através do amor e da felicidade. É viver o mais puro sentimento de fé. Isso tem siso um grande presente. Trilhamos juntos um caminho de amadurecimento repleto de amor, onde a resiliência sempre que necessária se fazia presente. O teatro é a chave para a resiliência., é um lugar de aprender a renascer. O teatro é a melhor morada para aqueles que buscam sentir. Sejamos girassóis e compartilhemos nossa luz com as pessoas que vivem nas sombras.

0 Comentários

Cancel