Ele nos disse uma vez: Somos dois corpos, um aparente e o outro decorrente de segredos. Ele, João Otávio, partiu em 2012 e nos deixou um legado de conhecimentos e reflexões sobre o trabalho do ator no Sistema de Stanislávski, sobre amor pelo teatro e pela humanidade.

Reler o relato escrito pela Professora Silvia de Paula, publicado no Caderno de Registro Macu nº3 foi uma viagem no tempo. Dessas viagens ao passado que fazem o presente ter sentido, que fazem a gente olhar para o agora e se questionar como artista. Dessas viagens ao passado que nos fazem querer viver e fazer teatro hoje, aqui e agora.

O registro passa por subtítulos que desenham todo o processo de montagem do espetáculo e ao mesmo tempo  revelam a trajetória ou linha de ação na compreensão do Sistema. É como se estivéssemos estudando os conceitos por meio de imagens vivas, com as cores da experiência prática e da vivência real da sala de aula. Digo vivência real porque todo o percurso é tecido com honestidade, afeto e destitui qualquer possibilidade de idealização sobre o trabalho do ator ou sobre a montagem de uma peça.

O registro traz ainda citações de João Otávio que preenchem a alma e que revela que a arte é um olhar para a vida…

“A vida é feita de bons e maus encontros, por mais que tentemos fazer a vida linear, ela é cíclica.”

“Vamos revelar a alma e não apenas a pele”

“Angustias’ traz à cena o mundo dos contos de Anton Tchekhov. É uma clara materialização artística dos sentimentos plasmados nas histórias do autor. Sentimentos que, embora cotidianos, se realizam nas mais delicadas, profundas espontaneidades e surpresas.”

Visitar esse conteúdo em nosso Caderno de Registro Macu é, sem dúvidas, viver e reviver uma experiência de criação tão forte quanto assistir a um espetáculo ou ler uma obra que nos toca a alma.

Fica aqui o convite que é um deleite. Boa Viagem!

 

0 Comentários

Cancel