Pelo segundo ano consecutivo, uma turma de alunos do Macu é selecionada para se apresentar no FITUB, desta vez com o espetáculo Tchernóbil. Criado em 1987, o FITUB – Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau –, que normalmente acontece no mês de julho, se configura hoje como um dos mais relevantes eventos de ensino e pesquisa voltados para o teatro universitário nacional e sul-americano.

Algumas são as atividades promovidas por esse festival, como oficinas, palestras e mesas de debate, que objetivam aproximar seus participantes, visando o enriquecimento da experiência dos alunos e professores envolvidos. Procurando ainda estimular a reflexão sobre o processo de ensino/aprendizagem implicado nas criações artísticas, o FIBUT não só viabiliza a apresentação dos espetáculos, mas também privilegia a análise das peças participantes, que é realizada por artistas de grande importância no meio teatral.

Tchernóbil

Tchernóbil no FITUB: Alunos do Mau voltam a se apresentar na edição de 2018

O espetáculo foi um dos doze selecionados pela 31ª edição do FIBUT, oriundos das mais conceituadas instituições de ensino do país – USP, UDESC, UFPB, UFMG, UFRJ, UFRGS, UFOP, além de escolas de formação da Argentina. Tchernóbil, fruto da peça de formatura de uma das turmas do Macu, reflete sobre as consequências da explosão que destruiu um reator da Central Elétrica Atômica de Tchernóbil, em 24 de abril de 1986, e provocou um dos maiores desastres tecnológicos do século XX. Baseada em depoimentos dos afetados pela radiação, a dramaturgia do espetáculo foi criada coletivamente pelos alunos, que tiveram a orientação artístico-pedagógica de Felipe Rocha.

Em 2017, foi Manifesto Prometeu a representar o Macunaíma no mesmo festival. Criação de uma turma de Preparação do Ator 4 e também com direção pedagógica de  Felipe Rocha, o espetáculo abordava as ocupações das escolas de São Paulo pelo movimento dos estudantes secundaristas em 2015. Tanto Manifesto Prometeu quanto Tchernóbil foram muito bem recebidos pelos espectadores do FIBUT e bastante elogiados nas análises pós-apresentações, que destacaram o caráter autoral de ambos os espetáculos e a apropriação dos alunos em relação ao que expressavam, entre outras coisas. O Macu parabeniza todos os envolvidos e torce por mais iniciativas como essa!

0 Comentários

Cancel