Em fins de janeiro, a equipe do Macu, direção, coordenação e professores, se reuniu para planejar o novo semestre letivo e, assim, discutir o tema que norteará os trabalhos de pesquisa com os alunos, o qual será: TODA EXISTÊNCIA FAZ A DIFERENÇA.

Um tema como este, no entanto, contém em si vários pontos de partida, possíveis leituras de um enunciado que revelam as experiências e conhecimentos dos sujeitos que as lançam. Neste sentido, a primeira atividade da Semana de Planejamento do Macu já apontou um direcionamento para se refletir sobre o assunto. Uma palestra com o doutor em História Social pela USP, Dante Gallian, intitulada “A importância dos clássicos na contemporaneidade”, descortinou um caminho. 

Gallian falou sobre o ato de contar e ler histórias, o qual mantém viva uma das expressões mais antigas da humanidade. Prática esta que desperta sentimentos e sensações do humano em quem ouve e em quem narra. Segundo o pesquisador – e talvez uma das afirmações mais essenciais para se pensar no nosso tema –: “O ser humano é composto de narrativas.” Os clássicos, portanto, nos apresentam narrativas de um mundo anterior ao nosso e que nos ajudam a construir o que somos hoje. As narrativas nos conectam com o outro, com o todo a nossa volta e com nós mesmos. 

“O ser humano é composto de narrativas”

Daí para a questão da memória foi um passo. O próximo encontro da Semana de Planejamento do Macu foi realizado no Ibirapuera, sob a sombra de três grandiosas árvores, que reconectaram todos à natureza. Colocando em prática as palavras de Gallian, Debora Hummel, coordenadora pedagógica do Macu, deu início a uma leitura, para a qual todos de colocaram em estado de escuta. A história contava sobre um menino que morava ao lado de um asilo e queria saber o que era a memória. Um livro poético sobre as memórias guardadas, lembranças esquecidas e revividas. 

Após a leitura, Luciano Castiel, diretor do Macu, conduziu uma meditação por meio da respiração, proporcionando uma reconexão pessoal. Cada professor ainda ganhou uma caixa de memórias, na qual irá recolher os acontecimentos pedagógicos do semestre a fim partilhá-los com a equipe do Macu no final dos processos.  

No último encontro da Semana de Planejamento, foi a vez de nos reconectarmos às nossas memórias. Foi feito um convite à escrita de uma carta endereçada para a criança que ainda carregamos dentro de nós. Tarefa nada fácil, que nos propunha o desafio de reviver nossas próprias narrativas e experiências. 

Estas atividades foram o ponto de partida para se refletir sobre a pergunta investigativa do semestre: Como fazer a diferença por existir? E agora, professores e alunos seguirão com suas investigações, motivados por histórias pessoais e coletivas, narrativas passadas e atuais, projetando um futuro em que TODA A EXISTÊNCIA FAÇA A DIFERENÇA! 

0 Comentários

Cancel