Entre os dias 30 de julho e 02 de agosto, a equipe do Macunaíma esteve reunida em sua habitual Semana de Planejamento, que neste semestre teve como foco o aprofundamento dos estudos sobre um dos mais importantes enunciados de Stanislávski: as Ações Físicas. Tendo em vista o tema de pesquisa do segundo semestre de 2019, A Ação e a Relação, esta vivência, coordenada por Michele Almeida Zaltron e intitulada LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO – UM EXPERIMENTO SOBRE AS AÇÕES FÍSICAS, objetivou uma experiência cênica sobre elementos que constituem as AÇÕES FÍSICAS, segundo Stanislávski. 

Assim, a pesquisa prática, acompanhada sempre por uma reflexão teórica visando à elaboração de um pensamento coletivo sobre as investigações, abordou os elementos: libertação muscular, relação, adaptação, tempo-ritmo, imaginação,  atenção cênica e plasticidade dos movimentos. A vivência ainda contou com o trabalho sobre um material textual para a criação de études, e a peça escolhida para isso foi Roberto Zucco, do dramaturgo francês Bernard-Marie Koltès. 

Michele Almeida Zaltron, uma das mais proeminentes estudiosas das teorias e práticas stanislavskianas, já é parceira do Macunaíma há um tempo. Colaboradora do Caderno de Registro Macu, a autora tem publicados dois artigos sobre sua pesquisa, “Do ‘Crer Para Agir’ ao ‘Agir Para Crer’ – A Mudança de Perspectiva nas Pesquisas de Stanislávski”, e  “A Prática de Études de Animais Como Exercício para ‘Tornar Visível a Vida Criativa Invisível do Artista’”.

Sobre Michele Almeida Zaltron 

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2016), sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Tatiana Motta Lima, com bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior concedida pela CAPES (2014-2015) na Escola-Estúdio do Teatro de Arte de Moscou (Moscow Art Theatre School), sob a tutoria do Prof. Dr. Vidmantas Silyunas. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte da Universidade Federal Fluminense – UFF (2011) e bacharelado em Artes Cênicas nas opções Interpretação Teatral (2003) e Direção Teatral (2002) pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. 

0 Comentários

Cancel